Está errado quem pensa que o Caxias só melhorou no segundo turno do Gauchão. A campanha do time é regular do início ao fim do campeonato. O que faltou no primeiro turno foi sorte, pois as atuações se mantiveram boas inclusive na única derrota, naqueles 3 a 2 para o Grêmio, no Olímpico, dia 21 de janeiro, pela segunda rodada. De lá para cá, são 65 dias e 11 jogos de invencibilidade.

Continua depois da publicidade

No primeiro turno, o Caxias teve quatro vitórias, três empates e apenas uma derrota. O problema foi o desequilíbrio técnico entre os grupos 1 a 2, o que elevou muito a margem de pontuação do 2. Os 15 pontos, que valeriam uma classificação tranquila no Grupo 1, não foi suficiente no 2.

– A gente pontuava, pontuava, mas não tinha como segurar a pontuação dos concorrentes, pois não havia confronto direto – lembra o técnico Julinho Camargo.

Além disso, dois fatores influenciaram na perda da classificação: os empates de 1 a 1 e 2 a 2 nos jogos contra o Inter-SM e o Avenida, respectivamente. O primeiro teve de ser disputado em dois dias devido a uma chuva torrencial em Caxias do Sul, e o segundo bateu uma bobeira no segundo tempo.

Contra o Inter-SM, no Centenário, foi assim: sábado, 16/1, o Caxias amassou o adversário e só não chegou ao gol porque a chuva prejudicou o final do primeiro tempo, adiando a segunda etapa para o dia seguinte. Domingo, 17/1, o Caxias atacou e não furou a retranca. Levou um gol em contra-ataque e buscou o resultado nos acréscimos.

Continua depois da publicidade

Contra o Avenida, em Santa Cruz do Sul, foi um empate inexplicável, na última rodada. O Caxias chegou a fazer 2 a 0 em poucos minutos e depois cedeu 2 a 2 no segundo tempo, quando o time praticamente parou em campo.

No segundo turno, o futebol envolvente continuou. E sem vacilos. Até agora, foram cinco jogos, quatro vitórias e um empate.

Confira a campanha grená:

Primeiro turno

1 x 1 Inter-SM – Casa

2 x 3 Grêmio – Fora

5 x 4 Porto Alegre – F

1 x 0 Esportivo – C

2 x 0 Novo Hamburgo – C

1 x 1 Juventude – F

2 x 0 Ypiranga – C

2 x 2 Avenida – F

Segundo turno

1 x 0 Universidade – Casa

1 x 1 Santa Cruz – Fora

3 x 2 Pelotas – F

2 x 1 São José – C

2 x 1 Veranópolis – F