Depois de encerrar a fase anterior sem chegar às finais, e na penúltima colocação do Grupo 2, o Caxias busca a reabilitação no Gauchão 2009. E a primeira chance está marcada para as 18h15min deste sábado, contra a Ulbra, no Estádio Centenário. A partida marca a estreia das duas equipes no 2º turno da competição.

Continua depois da publicidade

Acompanhe no Placar ao Vivo do clicRBS

De dirigente a jogadores, passando pelo técnico Argel, todos têm na ponta da língua a resposta para qual será o nível de exigência nesta nova etapa da competição.

– O mínimo que o Caxias tem que fazer é buscar classificação entre os quatro. Não podemos pensar menos que isso. Qualquer coisa além será bem vinda e depois já vamos pensar na Série C. Mas é evidente que não podemos largar o Gauchão – admite o vice de futebol Alceu Fassbinder.

O volante Marielson, que ao lado do goleiro Juninho e do atacante Marcos Denner será um dos poucos remanescentes de 2008 a entrar em campo nesta rodada, vai mais longe, e define claramente o tamanho do problema. Dos sete jogos no segundo turno, apenas três serão no Centenário. O último deles, contra o atual vice-campeão brasileiro.

Continua depois da publicidade

– Esperamos fazer 100% em casa e buscar alguma coisa fora, mesmo sabendo da dificuldade que teremos com o Grêmio – avalia.

Estão previstas apenas duas novidades na equipe do Caxias. Na lateral-esquerda, Brida substituirá Aelson, lesionado. O volante Roberto sai por opção do treinador; Júlio Madureira será recuado para compor, ao lado de Rafael Crivellaro, a segunda linha do meio campo, abrindo espaço para a estreia do colombiano Cristian Borja como novo parceiro de Marcos Denner no ataque.

A Ulbra perdeu apenas duas partidas em todo o Gauchão, ambas para o Inter, time de melhor campanha, e no Beira-Rio. Uma delas foi durante a fase classificatória, outra na quarta-de-final.