O cavalo que ficou ilhado sobre o telhado de uma casa na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, foi resgatado na manhã desta quinta-feira (9). Uma equipe de resgate do Exército, com apoio do Corpo de Bombeiros, que saiu da Base Área de Canoas, fez a operação com botes para retirar o animal do local.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Inicialmente, eles avaliaram a situação de saúde do animal, que estava ao menos um dia no telhado da residência.
A operação foi feita com cuidado já que o animal estava em uma área pequena e escorregadia do telhado, que poderia não suportar o peso em caso de movimentações bruscas.
As equipes colocaram uma cinta no animal e conseguiram colocar ele deitado em um bote inflável. Outros botes e barcos prestaram apoio durante a operação.
Continua depois da publicidade
Ao resgatarem o equino, veterinários afirmaram não era um cavalo, mas sim uma égua. Mais tarde, a Defesa Civil reiterou de que o animal era, sim, um macho.
Veja vídeo do resgate do cavalo
O cavalo foi sedado pela equipe, que contava com veterinários do Exército, para facilitar o transporte. Ao menos cinco barcos atuaram no resgate, e o grupo agora segue para uma área sem alagamento, para que o animal receba atendimento.
O resgate foi planejado desde quarta-feira, quando o animal foi flagrado no local pela equipe do Globocop. Inicialmente, o prefeito da cidade de Canoas, Jairo Jorge, afirmou que um helicóptero seria necessário para resgatar o animal.
Continua depois da publicidade
#SalvemOCavaloDeCanoas
A comoção com o animal entrou nos assuntos mais falados do Twitter com a hashtag #SalvemOCavaloDeCanoas sendo utilizada mais de 140 mil vezes por pessoas preocupadas e mobilizadas com a situação do animal.
Entre os influenciadores que buscam meios de auxiliar a situação está Felipe Neto, que se dispôs a arcar com os custos do helicóptero com as especificações necessárias para o resgate.
“Precisamos salvar o Caramelo, essa preciosidade que está há 4 dias sozinho, sem comida, desesperado, esperando um milagre. Para isso, precisamos de um helicóptero que aguente levantar 500 kg!”, afirmou em uma publicação nas redes sociais.
A primeira-dama Janja também utilizou as redes sociais para falar sobre o caso do cavalo ilhado e afirmou estar em contato com comandante das operações no Rio Grande do Sul.
Continua depois da publicidade
Imagens retratam situação das chuvas no Rio Grande do Sul
Leia também
Força-tarefa é montada para resgatar cavalo ilhado em telhado no RS