O Hospital Veterinário da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) estima que o cavalo Caramelo perdeu cerca de 50 quilos após passar dias ilhado em um telhado do Rio Grande do Sul. Segundo os veterinários, ele superou o quadro de desidratação, mas ainda segue em recuperação. As informações são do g1

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Agora, a rotina de Caramelo inclui alimentação, observação e exames de sangue, sem a necessidade de medicamentos, como o soro antes administrado para repor os líquidos. Conforme a equipe que acompanha o animal, “todos os parâmetros estão dentro da normalidade”.

Caramelo também desenvolveu algumas lesões na pele em consequência dos dias que ficou ilhado devido às chuvas do Rio Grande do Sul. Além disso, os veterinários acreditam que o animal era usado, pelos antigos donos, para puxar carroça. “Evidenciado por uma marca em sua face que expõe o excesso de tempo com arreio”, diz o boletim

Ainda não se sabe quem é o tutor do cavalo. Algumas pessoas já apareceram no local se apresentando como proprietários, mas não há confirmação. 

Continua depois da publicidade

Famosos como Giovana Ewbank e Felipe Neto se ofereceram para adotar o animal. Entretanto, enquanto o dono não aparecer, Caramelo deve morar na fazenda da universidade

Veja as fotos do Caramelo

Resgate

O cavalo Caramelo, que comoveu o Brasil ao ficar ilhado em um telhado de Canoas, no Rio Grande do Sul, foi resgatado em uma grande operação, na última quinta-feira (9).

Toda a operação foi feita pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo, com acompanhamento de veterinários. Para ser retirado, o animal foi sedado e colocado em um bote. Segundo Augusto Moscardini, veterinário da Polícia Militar, foi necessário avaliar várias questões antes do resgate:

Continua depois da publicidade

  • Estado físico e temperamento do animal
  • Tempo que ele estava preso
  • Peso do cavalo

— Apesar de serem animais bastante rústicos e resistentes, os cavalos são bastantes sensíveis à mudança de rotina e até ao decúbito prolongado, o tempo que ele passa deitado. É um animal que tem uma série de complicações se passar muito tempo deitado — explica o veterinário.

Moscardini pontua que ficar muito tempo deitado pode causar complicações aos cavalos, desde baixa na pressão, até lesão no músculo, sistema nervoso periférico ou até problemas gastrointestinais.

Leia mais

Quadro do cavalo “Caramelo” é leiloado por R$ 130 mil para ajudar RS

Cavalo Caramelo, que foi resgatado de telhado no RS, vai morar em fazenda de universidade

Como foi a operação de resgate do cavalo que estava ilhado em Canoas