O cavaleiro Eduardo Menezes, 36 anos, é um dos quatro confirmados na seleção brasileira de hipismo e vai participar da Olimpíada Rio 2016. Formado pela Sociedade Hípica Catarinense (SHC), em Florianópolis, ele se especializou em montaria e revela que realiza um sonho ao estar nos jogos olímpicos:
Continua depois da publicidade
– É uma sensação indescritível. Venho trabalhando e sonhando com isso desde os 8 anos de idade. Sinto uma emoção muito grande e tenho a certeza de dever cumprido – explica.
Leia mais sobre hipismo
Veja outras notícias sobre a Olimpíada
Continua depois da publicidade
Bruno Soares critica tenistas que usam a zika virus como desculpa para desistir da Olimpíada
O atleta está confiante com o desempenho da equipe e acredita em um bom resultado para o Brasil. O sonho de fazer parte de uma Olimpíada é dividido também entre os familiares, que moram na Capital catarinense e estão entusiasmados com a conquista do cavaleiro.
– Neste mundo fazer o que se gosta já é difícil. Fazer o que se gosta e ser reconhecido e bem sucedido é algo incrível! Pra nós tu já és medalha de ouro – postou Camila, irmã de Eduardo, em uma rede social.
Vida fora do Brasil
Eduardo não mora no país desde 1999, quando partiu em busca de mais oportunidades no esporte. De Florianópolis ele foi se profissionalizar na Bélgica e atualmente mora em Carlsbad, no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos e trabalha também com venda e treinamento de cavalos.
Continua depois da publicidade
-Infelizmente morar no Brasil pra mim, pelo menos por enquanto, está fora dos planos. Eu tenho um manege na Califórnia e viajo muito pela América do Norte e Europa por conta das competições internacionais que participo todos os anos – conta Eduardo.
O atleta é gaúcho, nascido em Santa Maria, mas conta que adotou Florianópolis como cidade do coração pelos amigos que vez na Capital catarinense, por seus pais residirem na cidade há mais de 20 anos e porque foi aonde consolidou a carreira como cavaleiro.

Veja a lista dos convocados
Continua depois da publicidade
Equipe de saltos: Doda Miranda, Eduardo Menezes, Pedro Veniss, Stephan Barcha
Equipe de adestramento: Luiza Tavares, Pedro Tavares, João Victor Oliva, Giovanna Pass
Equipe de Concurso Completo de Equitação (CCE): Carlos Paro, Marcio Appel, Marcio Jorge, Ruy Fonseca