A volta às aulas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) terá exigência do passaporte da vacina contra a Covid-19 e catracas para acesso a locais como restaurante e biblioteca. O retorno 100% presencial ocorre em 18 de abril, dois anos após a suspensão da modalidade em função da pandemia.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A cobrança do esquema vacinal completo será feita antes da matrícula das disciplinas, em um sistema on-line. O preenchimento é feito pelo aluno e caso não seja verificada a imunização, a matrícula será bloqueada.

Assim, a comprovação é requisito para que os estudantes possam frequentar as aulas. Apenas quem tem recomendação médica para não tomar vacina ficará de fora da exigência.

O sistema que vai exigir e computar os imunizados é integrado e desenvolvido dentro da própria universidade. A comprovação da vacinação em alguns ambientes da universidade será feita com um cartão. O objeto já era emitido antes da pandemia para os estudantes. A novidade é que o item agora será usado também para confirmar a vacinação.

Continua depois da publicidade

O Restaurante Universitário (RU) e a biblioteca terão catracas na entrada. Os equipamentos já foram instalados e estão funcionando. No primeiro espaço, os estudantes terão que passar o cartão por esse leitor para que o acesso seja liberado.

As catracas também estarão na biblioteca, mas neste local ainda não foram instaladas. Em um primeiro momento, a cobrança do passaporte da vacina será feita por funcionários. Neste espaço, a comprovação da vacina será feita por leitura de QRCode.

Universidade irá exigir vacinação contra a Covid dos alunos
Universidade irá exigir vacinação contra a Covid dos alunos (Foto: UFSC/Divulgação)

O uso de máscaras é obrigatório dentro da universidade em todos os ambientes e por alunos e servidores.

RU entrega marmitas

O Restaurante Universitário também está se preparando para a retomada dos alunos. O local voltou a funcionar no dia 14 de março com atendimento a parte dos estudantes da pós-graduação. Na segunda-feira (21), os alunos do Colégio de Aplicação passarão a ser atendidos. No dia 4 de abril abrirá para toda a comunidade acadêmica.

Continua depois da publicidade

O preço para refeição no local é de R$ 1,50 por refeição para os estudantes. É oferecido almoço e jantar. Atualmente, a comida está sendo servida em marmitas com separação da salada e de uma sobremesa. É permitido comer no espaço, que ainda conta com marcações de distanciamento social.

Biblioteca reabre sala de estudo

Com o retorno iminente, a biblioteca começou a reabrir espaços que ficaram fechados durante a pandemia. Um deles é a sala de estudos individual e o jardim interno. O empréstimo de livros e a devolução já foram retomadas, seguindo medidas de segurança. 

No espaço há marcações para indicar o distanciamento entre os alunos e álcool gel em dispenser espalhados pelo local.

Retomada acontece dois anos após os primeiros casos de Covid em SC
Retomada acontece dois anos após os primeiros casos de Covid em SC – (Foto: Tiago Ghizoni, DC)
Estudantes terão que apresentar comprovante de vacinação
Estudantes terão que apresentar comprovante de vacinação – (Foto: Tiago Ghizoni, DC)
Espaços terão marcações para indicar o distanciamento entre os alunos
Espaços terão marcações para indicar o distanciamento entre os alunos – (Foto: Tiago Ghizoni, DC)
Restaurante Universitário serve as refeições em marmitas
Restaurante Universitário serve as refeições em marmitas – (Foto: Tiago Ghizoni, DC)
Restaurante Universitário também está se preparando para a retomada dos alunos
Restaurante Universitário também está se preparando para a retomada dos alunos – (Foto: Tiago Ghizoni, DC)

UFSC avalia retomada como positiva

A UFSC suspendeu as aulas presenciais em março de 2020 quando os primeiros casos de Covid foram confirmados em Santa Catarina. O semestre foi retomado de forma on-line, em agosto daquele ano, e aos poucos parte dos serviços foram retomados de forma presencial.

Continua depois da publicidade

A instituição foi alvo de críticas por não retomar as atividades presenciais no mesmo momento em que o Estado e a prefeitura da Capital retomaram o serviço. O pró-reitor de Graduação, Daniel Vasconcelos, avalia que a universidade tomou a decisão certa ao retomar o atendimento só em abril.

— Olhando em perspectiva, eu acho que a UFSC fez o que precisou fazer. Era um trabalho complexo, porque você precisava entender quais eram os riscos envolvidos e você não avalia isso em uma semana — afirma.

Vasconcelos diz que num primeiro momento foi preciso fornecer equipamentos e internet aos alunos e capacitar os professores e técnicos para atender on-line. Depois, o trabalho se voltou para retomar o presencial priorizando o risco sanitário.

— Quem olha de fora imagina que a gente podia fazer isso mais rápido. Mas para quem está aqui dentro e conhece o tamanho do desafio sabe que não é assim. Fizemos tudo isso num ano de cortes orçamentários muito grandes. A Universidade teve que utilizar os recursos que ela dispõe para fazer essas ações todas — diz.

Continua depois da publicidade

Como será o semestre?

Para os estudantes de graduação, o primeiro semestre começa no dia 18 de abril e vai até dia 3 de agosto. O segundo vai durar de 25 de agosto a 23 de dezembro. Já para estudantes de mestrado e doutorado, as aulas foram retomados no dia 7 de março. 

A UFSC conta, atualmente, com cerca de 32 mil estudantes em 6,5 mil turmas de graduação. Ao todo, são 116 cursos presenciais e seis EAD, em cinco campi. 

Em relação ao quadro docente, são 2.500 professores que cobrem cerca de 2,2 mil disciplinas de graduação. 

Leia também 

Larva é encontrada em merenda por alunos de escola pública de SC

Continua depois da publicidade

Estudantes e especialistas avaliam primeiro mês do novo ensino médio em SC

Com ação judicial, MP quer derrubar lei de Joinville contra linguagem neutra