Os católicos de Joinville se preparam para iniciar as celebrações da Semana Santa neste domingo, o “Domingo de Ramos”, data em que, segundo a Bíblia, Jesus Cristo chegou a Jerusalém e foi aclamado pelos judeus. Ao longo desta semana, celebrações e missas especiais vão relembrar os últimos momentos de Cristo vivo até o domingo de Páscoa, quando, de acordo com a crença, ele ressuscitou.
Continua depois da publicidade
Mais: Confira a programação das paróquias
A dona de casa, Cordélia Debortoli, 72 anos, frequenta a paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Glória, há 48 anos. Bastante devota, ela conta que passou a última semana participando de vias-sacras.
– Eu começo a fazer as vias-sacras desde o início da quaresma e costumo fazer o altar aqui na minha casa para os fiéis que participam das procissões -, disse.
Continua depois da publicidade
Com seis filhos, sete netos e uma bisneta, dona Cordélia conta que neste período tem o costume de agradecer pelas graças recebidas e não abre mão de pedir bênçãos para a família.
– Toda a mãe que vai à Igreja acredito que pede muito proteção aos seus filhos. Dentro do meu coração, do meu sentimento, eu procuro abençoar a todos da minha família -, revela.
Nesta semana, a dona de casa pretende fazer a confissão penitencial e já está se programando para fazer jejum na quarta e na sexta-feira.
Continua depois da publicidade
– Me sinto feliz porque tenho uma família muito unida e participo bastante da Igreja.