Dois catarinenses foram os grandes vencedores da Powerman, maior série de duatlo do mundo. Disputada pela primeira vez no Brasil, a prova aconteceu em Florianópolis na manhã deste domingo e consagrou Matheus Ghiggi e Mariana Borges.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias sobre esportes outddor no Aventura SC

Confira reportagem especial sobre moutain bike

Nem a forte chuva atrapalhou os 20km de corrida e os 60km de ciclismo. A primeira parte da prova aconteceu no trecho de 10km em Jurerê Internacional – bairro acostumado com as competições de triathlon como o IronMan. Em ritmo forte, os líderes passaram para a primeira parte da transição com uma boa disputa entre Matheus e Francisco Neto. Já entre as mulheres, Bruna Mahn e Nayara Luniére dominaram a etapa inicial de corrida, abrindo quase três minutos para Mariana Borges.

Continua depois da publicidade

Saindo para o ciclismo, muitos achavam que a etapa seria um pouco mais demorada, devido à chuva, mas os atletas imprimiram um ritmo alucinante de prova que percorreu algumas das principais rodovias da Capital. Mais uma vez Matheus e Francisco passaram pela segunda transição praticamente empatados para definir o campeão na última etapa. Ao contrário do equilíbrio na prova masculina, no feminino Mariana Borges mostrou que tem um dos melhores pedais do país e tirou uma vantagem de quase quatro minutos abrindo mais de cinco de vantagem.

Com boa folga para as concorrentes, a atleta de Floripa manteve a diferença fechando a prova em 3h00min49seg, conquistando o primeiro título do Powerman.

– Foi muito bom ter corrido em casa e ter vencido ao lado dos familiares. Meu pedal foi muito bom e isso me deixou contente, pois fazia tempo que eu não encaixava ele tão bem – disse Mariana.

Continua depois da publicidade

Bruna Mahn terminou em segundo lugar, quase cinco minutos atrás de Mariana e Nayara completou as três primeiras posições em 3h10min49seg.

No masculino, Matheus Ghiggi ditou o ritmo na segunda etapa de corrida e abriu quase dois minutos no final da prova, deixando Francisco Neto em segundo. O atleta de Balneário Camboriú fechou os 80km em 2h40min34seg.

– Esse é um grande resultado para mim. Treino lá em Balneário ao lado de excelentes atletas e consegui fazer o meu melhor aqui. A prova foi ótima e o nível de organização estava perfeito. Com certeza volto no próximo ano para tentar defender o título – explicou o campeão.

Continua depois da publicidade

Francisco Neto segurou a segunda posição após 2h42min51seg e Nicholas de Almeida Cruz foi o terceiro colocado com 2h43min41seg.

Resultados – Powerman Classic (10km – 60km – 10km)

Masculino:

1º Matheus Ghiggi – 2h40min34seg

2º Francisco Neto – 2h42min51seg

3º Nicholas Cruz – 2h43min41seg

Feminino:

1ª Mariana Borges – 3h00min49seg

2ª Bruna Mahn – 3h05min56seg

3ª Nayara Luniére – 3h10min49seg