Uma pesquisa feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio) apontou que os catarinenses devem gastar, em média, R$ 151,19 na compra do presente do Dia dos Namorados. A quantia é superior a do ano passando, quando o gasto médio foi de R$ 130,98, mas não grande o suficiente para desbancar o Dia das Mães, segunda melhor data para o comércio, e que teve expectativa de gasto médio com presente de R$ 178,50.
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Entre as opções de presentes lideram as roupas, com 45,2% das intenções de consumo dos entrevistados, seguidas pelos perfumes, apontados por 17,8% das pessoas como opção de presente, e por calçados e bolsas, vistos como alternativa de compra para 7,2% dos indivíduos consultados.
Os dados foram obtidos com 3.155 pessoas nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages. O estudo também apontou que as mulheres estão mais dispostas a presentear seus companheiros, representando 63,5% do potencial total de compra. Somente 36,5% dos homens declararam que pretendem ir às compras.
A cidade com maior número de catarinenses dispostos a investir no romance é Joinville (75,4% ), seguida de Lages (71,2%) e Itajaí (66%). No entanto, é Florianópolis que lidera no quesito expectativa de compras por consumidor, com R$ 201,54, seguida por Blumenau, com R$ 151,82, e Joinville, com R$ 151,02.
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A forma de pagamento que vai prevalecer no próximo dia 12 é o dinheiro, com 62,9% dos entrevistados declarando que preferem quitar a compra à vista. O cartão de crédito ficou com a segunda posição, com 10,4% de preferência para o pagamento. O comércio de rua vai ser a opção da maioria dos catarinenses (58,2%) para as compras no Dia dos Namorados, seguido pelos Shoppings Centers (27,4%).
Para a Fecomércio, o crescimento da expectativa de gasto médio no Estado é bastante considerável (15,4%), inclusive acima da inflação do período, que foi de 6,49% segundo o IPCA do IBGE.
Apesar do aumento na intenção de gastos com a data, a pesquisa também mostra que a maioria dos catarinenses também está preocupada em pesquisar o melhor preço antes de concretizar a compra: 64,6% dos entrevistados disseram que irão realizar pesquisa de preço antes de bater o martelo. Joinville é a cidade com maior número de pessoas com a pretensão de pesquisas (70,1%), seguida de Itajaí (67,7%) e Chapecó (66,1%).
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