As aulas on-line ocupavam todas as manhãs. A tarde tinha tarefa, alguns trabalhos e aula de inglês. Mas, mesmo assim, sobrava tempo para Isabella Souto, de Itapema. Sem poder sair de casa durante o distanciamento social em 2020, a garota de 13 anos quis ocupar o tempo de forma útil. Pediu para os pais pra fazer aula on-line de teclado. 

Continua depois da publicidade

– Sempre gostei muito de cantar, então como eu estava com tempo livre, achei que seria legal aprender um instrumento pra acompanhar a voz – fala Isabella.

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Oito meses depois, já dava pra ouvir por todo o apartamento as músicas de Amy Whinehouse tocadas e cantadas pela adolescente. 

– Ficamos surpresos com a capacidade da Isabella em aprender um instrumento musical como o teclado, de forma online, justamente nesse período tão tenso de pandemia pelo qual nós estamos passando – conta a mãe, Alessandra Souto.

Continua depois da publicidade

A iniciativa da Isabella fez bem pra ela e pra toda a família. Os olhos vibrantes com cada aprendizado trouxeram esperança e um novo significado pra esse momento. 

> Feriadão de Páscoa é de sol em Santa Catarina

A música também deu o ritmo para o distanciamento social na casa do Eduardo Conceição, em Itajaí. Ele não sabia nada de instrumentos musicais. Mas achava o saxofone interessante. Comprou um e decidiu estudar. Fez aulas on-line e, hoje, faz sucesso até com os vizinhos. 

– O instrumento tem esse poder, né? Primeiro porque temos que fazer essa transição. Esquecer a agitação e se concentrar. Não tem como ficar pensando em um problema e decorar posição, fazer leitura da partitura. Só esse fato de desligar já dá uma relaxada, já condiciona o cérebro e faz a carga de adrenalina e tensão diminuírem. Aí, se estiver mais estressado, é só soprar mais alto – brinca Eduardo.

> Jornalista usa internet em tempo livre na pandemia e descobre a paixão pelo tricô

O itajaiense é técnico em laboratório de mecânica no Instituto Federal de Santa Catarina. Como o trabalho dele é exclusivamente presencial, durante as aulas à distância sobraram tempo e disposição!

Continua depois da publicidade

*Texto de Patricia Silveira, da NSC TV

Leia também:

> A vida dividida entre os números e a cozinha na pandemia

> Neuroplasticidade: a ciência explica a capacidade de desenvolver novas habilidades

> Semana Santa e o almoço de Páscoa: qual vinho escolher?

> Osterfest de Pomerode é cancelada por recomendação das autoridades de saúde