Os catarinenses Darlan Romani, de Concórdia, e Letícia Oro Mello, de Joinville, serão homenageados durante a cerimônia de entrega do Prêmio Melhores do Ano do Atletismo de 2022, em segunda edição do evento. A festa será no dia 12 de dezembro, em São Paulo.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e visa reconhecer e agraciar os destaques da temporada. A premiação será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da CBAt.
Além dos catarinenses, também serão homenageados Thiago Braz, prata no salto com vara no Mundial Indoor de Belgrado, Alison dos Santos, ouro nos 400 metros com barreiras, e Gabriel Boza, bronze no salto em distância no Mundial Sub-20 de Cali.
Veja o horário dos jogos do Brasil na Copa do Mundo 2022
Continua depois da publicidade
Juris técnicos, compostos por treinadores e jornalistas, vão definir os ganhadores dos prêmios de Melhor Atleta e Atleta Revelação de 2022, ambos no feminino e no masculino. Por meio de votação na internet do site da CBAt, serão premiados o Atleta da Galera, masculino e feminino, e a Imagem do ano de 2022. O resultado também será divulgado no dia da premiação.
O Prêmio Melhores do Ano do Atletismo também traz uma novidade nesta edição: a inclusão de duas categorias, a de Clube Formador e a de Clube de Alto Rendimento. Elas serão definidas pela soma dos pontos da classificação geral das equipes nacionais nas competições nacionais. Incluem-se o Troféu Brasil e os Campeonatos Brasileiros Sub-23, Sub-20, Sub-18 e Sub-16.
Darlan Romani
O catarinense Darlan Romani se tornou o novo campeão mundial indoor do arremesso de peso em março de 2022 em Belgrado (Sérvia). O atleta superou o atual bicampeão olímpico, Ryan Crouser, dos Estados Unidos, que não perdia uma competição havia três anos.
Nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, Romani conquistou o quarto lugar no arremesso de peso e também conquistou o carinho da torcida brasileira.
Continua depois da publicidade
Letícia Oro
A joinvilense Letícia Oro Melo conquistou o bronze na final do salto em distância no Mundial de atletismo, em Eugene, nos Estados Unidos. Aos 24 anos e com a marca de 6,89m, a jovem alcançou o melhor resultado de uma brasileira na história da prova.
No fim do ano passado, Leticia Oro Melo rompeu o ligamento cruzado anterior e também o menisco do joelho esquerdo durante uma das sessões de treinos. Por causa da lesão, ela precisou ficar afastada por seis meses das competições.
No entanto, a jovem superou o problema no joelho e venceu o Troféu Brasil, principal competição do atletismo nacional.
Leia também
Equipe da NSC viaja para acompanhar a Copa do Mundo no Catar
Fifa envia carta às seleções pedindo foco no futebol e não na política