Mais de 650 pessoas e quase 100 animais que estavam ilhados ou em situação de risco foram resgatados por catarinenses que dão apoio ao Rio Grande do Sul desde a última quarta-feira (1º). Uma força-tarefa com mais de 30 homens, 11 embarcações, 10 viaturas e um helicóptero atua para auxiliar as vítimas da tragédia que assola o estado vizinho.
Continua depois da publicidade
Além deles, um grupo de empresários ainda mobilizou 16 aeronaves para levar doações às cidades mais atingidas. Outros civis voluntários também prestam apoio, seja atuando diretamente com os afetados, seja colaborando com simples donativos.
Receba notícias de SC por WhatsApp
Giuliano Bagattini atua como diretor de Comunicação em uma empresa em SC e está como tripulante resgatista nas aeronaves. Ele cita um “volume nunca antes visto” de helicópteros fazendo resgates e descreve o cenário no Rio Grande do Sul:
— A cada 15, 20 minutos, está chegando aeronave e descendo cinco, seis pessoas. Acamados, idosos, muita gente. Isso para mim me impactou muito, porque é uma operação muito grande, nunca vista antes — disse em entrevista à NSC TV.
Continua depois da publicidade
Mesmo voluntários que já estão acostumados a lidar com situações de desastres climáticos se surpreendem com o cenário enfrentado no Rio Grande do Sul. Com mais de 300 cidades afetadas e 57 mortes registradas até a noite deste sábado (4), é necessário lidar tanto com os contratempos, como também com a emoção.
— Apesar de já termos lidado com outras situações em outras localidades, aqui a região foi bastante afetada, então o que estamos presenciando aqui é uma experiência infelizmente única. Muitas perdas, lavouras destruídas. Podemos comparar com o que acontece nos Estados Unidos quando passam furacões. Não sobrou nada. Onde a água passou, arrastou tudo — descreve Edson Roberto Shmidt, que atua na tragédia com Planejamento e Logística.
Fotos retratam drama dos resgates no Rio Grande do Sul
Enquanto a força-tarefa acontece no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina centenas de campanhas de arrecadação foram organizadas por entidades pública e privadas. A Cruz Vermelha, por exemplo, recebe doações em Florianópolis. Um doador ouvido pela reportagem da NSC atravessou toda a Ilha de SC para levar itens para o estado gaúcho:
Continua depois da publicidade
— Separei casaco, calça, lençol, roupa de cama, o que sabemos que as pessoas estão precisando, né? Nunca fui lá [ao Rio Grande do Sul], mas acho que com o frio as pessoas precisam de algumas roupas mais quentes também.
— Nós não estamos livres de que aconteça algo com a gente, mas graças a Deus não aconteceu. Mas já que nossos irmãos [gaúchos] estão vivendo isso, temos o dever de ajudar — relata Gessé Kazmirski, influenciador digital de Joinville.
São vários pontos de coletas de doações em todo o Estado (confira uma relação abaixo). Em Chapecó, por exemplo, Iris Assis Nodari apareceu na manhã deste sábado para levar alguns itens. Ela já morou no Rio Grande do Sul e, por isso, não mediu esforços para ajudar.
— Sempre temos alguma coisa em casa. Roupa, calçada, alimento. Tudo que podemos contribuir, tem que ser feito. A hora é agora.
Continua depois da publicidade
Veja onde doar
- Fundação Somar – Rua Padre Lourenço R. de Andrade, 180 – Santo Antônio de Lisboa – Florianópolis
- Secretaria Municipal do Continente – R. João Evangelista da Costa, 781 – Capoeiras – Florianópolis
3. Prefeitura de São José – Por meio do Procon, a prefeitura de São José está realizando uma campanha de doações para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. O ponto de coleta é na própria sede do Procon, localizada na Avenida Acioni Souza Filho, nº 2114, na Beira-Mar de São José.
4. Aeroclube de Santa Catarina – As doações arrecadadas inicialmente são roupas, colchonetes, água potável e gêneros alimentícios não-perecíveis.
- Endereço: R. Jorge Jose Da Silva, s/n – Sertão do Maruim, São José – SC, 88122-033
- Telefone: (48) 3257-0400
- WhatsApp: (48) 99836-1604
- Horário: 8h às 18h
Continua depois da publicidade
5. Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina (PRF) – A PRF de Santa Catarina realiza campanha para arrecadar alimentos, água mineral, itens de higiene pessoal, agasalhos e roupas de cama para ajudar as pessoas desalojadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
Todas as 26 Unidades Operacionais e sete Delegacias da PRF no estado, além da Sede Regional em Florianópolis, estão disponíveis para receber as doações, que serão encaminhadas à Defesa Civil do RS.
6. Pontos de coleta em Blumenau
- Parque Vila Germânica Setor 1 – das 8h às 18h todos os dias (Rua Alberto Stein, 199, Velha);
- 10° Batalhão da Polícia Militar – das 13h às 19h dias úteis (Rua Almirante Tamandaré, 1.501);
- 3º Batalhão de Bombeiros Militar – das 13h às 19h dias úteis (Rua 7 de Setembro, 2.880, Centro).
- Câmara de Vereadores de Blumenau – das 8h às 17h dias úteis (Rua XV de Novembro, 55).
7. Cruz Vermelha Brasileira – Santa Catarina – A Cruz Vermelha está fazendo arrecadações para ajudar as vítimas da enchentes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Os donativos necessários são: água, fralda descartável geriátrica e infantil, produto de higiene, produto de limpeza e alimentos para cães.
Continua depois da publicidade
Posto de arrecadação: Sede da Cruz Vermelha Brasileira de Santa Catarina. Rua santos Saraiva 1110 – Estreito, Florianópolis.
Doações via pix: 07763757000186
8. Joinville – Os grupos de Rotary da cidade de Joinville, com apoio da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros Voluntários estão arrecadando doações para os moradores do estado vizinho.
Podem ser doados itens da cesta básica (como enlatados, biscoitos, arroz, feijão e óleo), materiais de higiene e limpeza (como sabão, água sanitária, rodos, sabonete, papel higiênico, fraldas, escova e pasta de dentes), roupas de cama e colchões.
As doações podem ser entregues em uma das unidades do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, 24 horas ao dia.
Continua depois da publicidade
- Rua Jaguaruna, 13 – Centro
- Rua Dona Francisca, 6500 – Distrito Industrial
- Rua Maria Júlia Pereira Costa – Itaum
- Rua Albano Schmidt, 3400 – Boa Vista
- Rua Barra Velha, 100 – Floresta
- Rua Dona Francisca, 12.500 – Pirabeiraba
- Rua XV de Novembro, 7000 – Vila Nova
- Rua Theonesto Westrupp, 565 – Aventureiro
Também é possível contribuir para a campanha SOS Rio Grande do Sul, por meio de PIX para o CNPJ 92.958.800/0001-38. Este é um canal oficial de doação gerenciado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades.
9. Chapecó – O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, pediu em vídeo que a comunidade colabore. Para isso abriu o Centro de Eventos, a partir das 16h desta quinta-feira, para receber donativos.
— Neste primeiro momento solicitamos água, material higiênico, material de limpeza, alimentos e cobertores para ajudar os atingidos pelas chuvas — disse o prefeito.
Continua depois da publicidade
O recebimento será das 8h às 12h e das 13h30 às 18h, na sala Cyro Sosnoski.
10. Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul – os Bancos de Alimentos estão arrecadando doações para ajudar as vítimas das chuvas. Para doar, basta acessar o site oficial ou realizar a contribuição via chave Pix.
- Site: www.doealimentos.com.br
- Pix: CNPJ – 04.580.781/0001-91
- Conta corrente: Banco Santander
- Agência: 1001
- Conta: 13.000.284-4
11. Diretório Acadêmico de Medicina da Univates
O Diretório Acadêmico de Medicina da Univates, em parceria com a Atlética de Medicina da instituição, está aceitando doações para ajudar famílias atingidas pela chuva. Os valores arrecadados serão revertidos em recursos às famílias atingidas pela chuva.
Chave pix: aamu@univates.br
12. Ajuda para Sobradinho
O município de Sobradinho, um dos mais afetados pelas chuvas do Rio Grande Sul, decretou situação de emergência. Com isso, o poder municipal, em parceria com o Rotary Club, disponibilizou uma chave Pix para doações em dinheiro.
Continua depois da publicidade
Chave Pix: 944470750001/69
13. Santa Cruz do Sul
A Atlética Acadêmica de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (AAAM-UNISC) recebe doações via Pix. O nome da conta que recebe é os valores é Antônia Zacharias Kirst. O valor arrecadado será convertido à compra de donativos que serão doados as famílias da região.
Chave pix: (51) 99595-5886
14. Defesa Civil do Rio Grande do Sul
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou, por meio de nota, que não está realizando mobilizações para encaminhamento de doações aos atingidos, tendo em vista que os respectivos estoques de alimentos, água e outros itens estão conseguindo atender às demandas dos municípios.
Existe, no entanto, necessidade de alguns itens específicos, como colchões, roupa de cama e banho (higienizados) e cobertores (higienizados).
Os materiais podem ser entregues no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual, que funciona na Avenida Joaquim Porto Villanova, 201, bairro Jardim Carvalho.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Empresários de SC mobilizam 16 aeronaves para levar doações ao Rio Grande do Sul
Explosão seguida de incêndio em posto de gasolina de Porto Alegre deixa feridos; VÍDEO