Ainda faltam alguns dias para a reabertura, mas a expectativa é tanta por ver a Ponte Hercílio Luz de volta à ativa que catarinenses se reuniram para acompanhar o teste de carga, na noite desta quarta-feira (18). Alguns populares levaram cadeiras e, tanto no lado continental, quanto na parte insular, observavam a movimentação sobre a ponte.
Continua depois da publicidade
Funcionárias públicas e moradoras da Capital, Marina Custódio e Rita de Cassia Nunes voltavam do trabalho e decidiram parar na Beira-Mar Continental. O carro delas foi o primeiro a estacionar na área embaixo da ponte em torno das 19h20min. As duas lembram o dia em que a Hercílio Luz foi fechada, e presenciaram também a inauguração da ponte Colombo Salles. Agora, estão ansiosas para ver a Velha Senhora aberta novamente.
— Demoraram tanto tempo. A gente espera que pelo menos melhore um pouco a mobilidade de Floripa – diz Marina.
Rafael da Fonseca, Elisângela Ferreira e a filha Rafaela também estão ansiosos pela abertura da ponte. Eles moram a aproximadamente 400 metros do cabeceira da Ilha e chegaram por volta das 21h30min para acompanhar o início dos testes de pesagem.
— Eu passei na ponte quando ela estava aberta, de carro com meu pai. Depois passei caminhando várias vezes, quando ainda podia passar como pedestre — diz Rafael.
Continua depois da publicidade

Frequentadores do Parque da Luz, gostam da possibilidade de chegar ao Estreito rapidamente.
— Vamos poder aproveitar a Beira-Mar Continental com mais frequência, passar de veículo e até mesmo a pé – conta Rafael.
Boas lembranças
Os aposentados Victor Massulo Neto e Rúbia Witzke Massulo estavam bastante nostálgicos ao relembrar a primeira vez que entraram na Ilha de Santa Catarina atravessando a Ponte Hercílio Luz. Naquela época eles ainda não se conheciam, mas anos depois, já casados, vieram morar próximo à ponte e ainda guardam muitas lembranças da Velha Senhora.
Continua depois da publicidade
Rúbia não lembra o ano exato, mas se recorda que veio de Lages para visitar um tio que estava doente. O que a marcou foi que era a sua primeira vez em Florianópolis e na ponte Hercílio Luz. Seu marido, Victor Massulo Neto também é um dos poucos a lembrar de como era cruzar a ponte.
— Vim de férias em 1980 com amigos de carro e passamos a ponte várias vezes durante os dias que íamos para a praia – contou.
O sentimento de Rúbia e Victor é semelhante ao de todos os que ali acompanhavam o teste. Os olhos atentos à qualquer movimentação na estrutura revelavam a preocupação com o procedimento a ser realizado e também a ansiedade para que o principal cartão-postal do Estado seja reaberto.
— Quase não dá para acreditar que ela vai voltar a funcionar, né. Tanto tempo depois e tanto dinheiro gasto, finalmente a gente vai ver – disse Rúbia.
Continua depois da publicidade

O teste desta quarta foi o último antes da reabertura, dia 30 de dezembro. Foram colocados sobre a ponte 48 caminhões, com 20 toneladas cada. Ao todo, foram 960 toneladas. O governador Carlos Moisés também acompanhou o teste.
Leia também: Como será o trânsito na Ponte Hercílio Luz em Florianópolis

Entenda o teste na Hercílio Luz
O teste começou por volta das 18h30min desta quarta, com os primeiros caminhões entrando na pista. Tanto na parte insular quanto na continental, populares acompanharam a movimentação e relataram emoção com a proximidade da reabertura do cartão-postal. O teste de cargas foi finalizado por volta das 2h30min, segundo o governo do Estado. Os últimos caminhões deixaram a estrutura por volta das 3h30min.
Leia mais: Saiba como foi o teste de cargas na Ponte Hercílio Luz
A liberação oficial da Hercílio Luz reformada está prevista para o dia 30 de dezembro, em evento que começa às 10h. Até o dia 5 de janeiro estão previstos eventos abertos para o público e com a travessia da ponte liberada apenas para pedestres e ciclistas. Durante esse período uma nova linha de ônibus circular vai fazer a ligação gratuita entre o Centro da Ilha e a cabeceira da ponte, no Parque da Luz, para estimular o passeio de moradores e turistas no cartão postal de Florianópolis.