Dois catarinenses querem entrar para a história do Hang Loose Surf Attack, o mais tradicional campeonato do País na revelação e formação de novos talentos. Alejo Muniz, de 15 anos, e Luan, de apenas 9, estão entre os grandes cotados e neste fim de semana competem na terceira etapa do ranking, na Praia do Juquehy, em São Sebastião (SP).
Continua depois da publicidade
Alejo, que vem se destacando (foi o terceiro colocado no Billabong Pro Teen, também em São Sebastião, e na etapa final do Brasileiro Amador na Ilha do Mel chegou a duas finais) já figura na galeria dos campeões do Hang Loose. No ano passado, ele faturou o título da categoria iniciantes (até 14 anos) e agora pode entrar para o seleto grupo formado nos 18 anos do Circuito de atletas que faturaram dois títulos numa mesma temporada. Sobretudo nas duas categorias mais fortes do evento, a júnior (no máximo 18 anos) e a mirim (limite de 16 anos).
Até agora, somente o catarinense Marco Polo, em 1997, e o guarujaense Júnior Faria, em 2003, conseguiram vencer num mesmo ano a júnior e a mirim. Adriano de Souza, Mineirinho, também de Guarujá, ganhou duas categorias – a estreantes e a iniciantes – em 99 e o ubatubense Matheus Toledo levou a petit e a estreantes em 2001. Alejo aparece em sexto lugar entre os juniores (venceu a etapa inicial) e está em segundo lugar, empatado com Guigui, na mirim.
Já o pequeno tenta ser o quinto catarinense a festejar um título no Hang Loose. Além de Marco Polo, campeão na júnior e na mirim em 97, e Alejo na iniciantes no ano passado, Andreas Eduardo (júnior), em 96, e Gustavo Schilickmann (iniciantes) em 2002, garantiram conquistas.
Luan ocupa a vice-liderança, com uma vitória e um terceiro lugar, e está na disputa direta com o atual campeão, Filipe Toledo. Após as etapas de Ubatuba e Itanhaém, estão na frente, Wiggolly Dantas, o Guigui, de Ubatuba, na júnior; Fabrício Caraça, de Guarujá, na mirim; Matheus Toledo, outro talento ubatubense, entre os iniciantes; Sidney Guimarães, o Sidinho, de Peruíbe, na estreantes; e Filipe Toledo, irmão de Matheus, na petit. Dos cinco líderes, Guigui, Matheus chegam motivados em Juquehy com as conquistas dos títulos brasileiros mirim e iniciantes, respectivamente, na etapa decisiva na Ilha do Mel.
Continua depois da publicidade