O Prêmio AF de Arte Contemporânea, promovido pela Aliança Francesa de Florianópolis, divulgou os três finalistas da edição 2022: Bill Or, de Itajaí, Mauricio Igor, de Florianópolis, e Lucas Pereira Elias, de Sombrio. O vencedor será anunciado na abertura de exposição coletiva no Centro Integrado de Cultura (CIC), em novembro, e fará uma residência artística na Cité Internationale des Arts, em Paris.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Promovido pela Aliança Francesa Florianópolis, o Prêmio AF de Arte Contemporânea chega à nona edição exaltando a qualidade dos participantes e a relevância que a premiação tem para a produção artística de Santa Catarina e do Sul do Brasil. 

— A cada edição, o Prêmio está atraindo artistas com trabalhos mais interessantes. E temos uma representatividade que nos permite ter uma cartografia da produção de artes do Estado. Vale destacar, ainda, que além da qualidade excelente das obras propostas, tivemos diversidade também etária, com inscritos de todas as idades — afirma Marilyn Pelicant, diretora da Aliança Francesa de Florianópolis.

A seleção foi feita por um corpo de jurados formado por Niura Borges, pesquisadora, mestre em artes visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e galerista; Daniele Zacarão, artista e curadora, doutoranda em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e coordenadora do Curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc); e ainda por Henrique Menezes, curador independente, membro do Comitê de Curadoria e Acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS).

Continua depois da publicidade

Para Niura Borges, uma das juradas, o que chamou muito atenção este ano foi, além da beleza dos trabalhos, a coerência de pesquisa, tanto prática quanto teórica.

— Vimos o engajamento e a seriedade dos artistas no desenvolvimento de seus próprios trabalhos. Além disso, um ponto de convergência entre os três finalistas foi a originalidade, a audácia e a potência de criação. São obras que trazem provocação e têm elementos de questionamento, tão importantes hoje em dia — avalia a galerista.

O Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea 2022 tem patrocínio da ENGIE. Apoio do Consulado da França em São Paulo, do Institut Français e da Fundação Catarinense de Cultura. A produção é Marte Cultural e a realização é da Aliança Francesa de Florianópolis.

Leia também

Semana começa com tempo instável e frio em SC

Capital aplica 4ª dose contra Covid a partir dos 25 anos