A 57 dias dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara, o Comitê Paraolímpicopovo Brasileiro divulgou nesta sexta-feira, dia 16 de setembro, a relação de convocados para a competição que acontece entre os dias 12 a 20 de novembro. Entre os mais 200 atletas chamados estão 15 catarinenses, que evidenciam principalmente o trabalho realizado com o paradesporto em Joinville.

Continua depois da publicidade

O atletismo é a modalidade com maior número de catarinenses: nove. Adria dos Santos, Lucas Prado e Sheila Finder são os atletas. Justino Barbosa dos Santos e Laércio Alves Martins são guias de Lucas, enquanto Luiz Rafael Krub auxilia Adria. A modalidade é coordenada por Ana Maria Fonseca Teixeira, e ainda terá o técnico Amaury Wagner Veríssimo e Everaldo Braz Lúcio no staff técnico.

A natação conta com três nadadores: Matheus Rheine de Sousa, de Brusque; Talisson Glock, de Joinville; e Roberto Alcalde Rodrigues, da Apedesc de Florianópolis. No tênis de mesa, Silvana Aparecido Rodrigues compete na classe 6, orientada pelo técnico de Joinville, Celso Nakashima. O ciclismo conta com Soelito Gohr, de Brusque, campeão mundial de estrada.

Os catarinenses terão o desafio ajudar o Brasil a repetir o primeiro lugar no quadro geral de medalhas, conquistado na última edição Rio 2007. Para o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, é a melhor delegação brasileira em Parapan:

– Vamos levar a equipe principal nas 13 modalidades, porque queremos repetir o primeiro lugar do Parapan Rio 2007. Além das disputas por medalhas, teremos a briga por vaga nos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012, em algumas modalidades – alerta.

Continua depois da publicidade

Para levar a delegação brasileira à Guadalajara serão investidos mais de R$ 2 milhões. O Brasil lutará por medalhas no atletismo, basquete em cadeira de rodas (feminino e masculino), bocha, ciclismo, futebol de 5 (para cegos), goalball (feminino e masculino), halterofilismo, judô, natação, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro com arco e vôlei sentado.

Além dos catarinenses, o Brasil conta com um time forte na busca por medalhas e recordes mundiais. Entre os destaques estão a velocista Terezinha Guilhermina e o fundista Odair Santos. Na natação, chamam a atenção o ganhador de nove medalhas em Pequim, Daniel Dias, e o recordista mundial em quatro provas, André Brasil.

Destaque também para a delegação de tênis de mesa que viaja com 30 representantes. O judô tem a presença do tetracampeão paraolímpico Antônio Tenório.

No Rio 2007, o Brasil conquistou 228 medalhas – 83 de ouro, 68 de prata e 77 de bronze – e o primeiro lugar no quadro geral de medalhas. Em Mar del Plata, em 2003, foram 165 medalhas, e a delegação brasileira ficou na segunda colocação.

Continua depois da publicidade