Desde 26 de agosto até fevereiro de 2020 o IBGE realiza visitas em aproximadamente 116 cidades de Santa Catarina. O objetivo é que os 60 agentes passem por mais de 4,2 mil casas para saber o que a população acha sobre a área de saúde e o bem-estar dos cidadãos.
Continua depois da publicidade
A primeira edição da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), que ocorre em todo o Brasil, foi em 2013. Para este ano, a novidade são temas: paternidade, pré-natal, atividade sexual (para moradores maiores de 18 anos) e as condições insalubres no ambiente de trabalho dos entrevistados.
Os primeiros resultados estão previstos para serem divulgados em 2021, com detalhamentos para unidades da federação, regiões metropolitanas e municípios das capitais. Guilherme de Barros, chefe substituto do IBGE em Santa Catarina, explica que é por meio essas informações que é feita a elaboração e implementação de políticas públicas.
— A gama de dados apresentados pela PNS é muito grande. Ela é considera a maior pesquisa da América Latina no que refere á saúde, então nós vamos ter um grande panorama da saúde no país e consequentemente no Estado — afirma.
Os entrevistadores são identificados
Os agentes de pesquisa do IBGE usam crachá e equipamento eletrônico de coleta de dados. Os moradores poderão confirmar a identidade do entrevistador por meio de ligação telefônica gratuita para o número 0800-721-8181 ou no link www.respondendo.ibge.gov.br.
Continua depois da publicidade