Com quatro vitórias, um empate (com derrota nos shootouts) e uma derrota, o Brasil acabou na 5ª colocação do Campeonato Pan Americano da Juventude de hóquei sobre grama, que aconteceu na última semana em Guadalajara, no México. O evento que contou com oito seleções sub 18, foi a estreia da seleção brasileira de hóquei em um campeonato internacional, que conta com cinco atletas do Hóquei Clube Desterro, de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Em busca de uma vaga nos Jogos Olímpicos da Juventude, que acontece em outubro na Argentina, o Brasil foi tentar a classificação também inédita. Duas vagas estavam em disputa, e com a 5ª colocação o Brasil acabou não conseguindo. A Argentina, por ser país sede, já tinha uma vaga, e por ser campeã do Pan, a classificação para a Olimpíada da Juventude ficou entre o 2º e 3º colocados, México e Canadá respectivamente.
Foto: PAHF Pan American Hockey Federation/Divulgação
O destaque da seleção brasileira ficou por conta de um jogador da Ilha: Vinícius Vaz, artilheiro da competição com nove gols marcados.
Continua depois da publicidade
A preparação dos brasileiros para o Pan da Juventude, começou no final do ano passado, no Rio de Janeiro, com o Tacada do Futuro, que buscou selecionar os melhores atletas para a categoria sub 18, visando o campeonato que seria disputado este mês. Com uma rotina intensa de treinos, devido ao pouco tempo que tinham, os atletas passaram alguns dias no Rio treinando até mesmo com a seleção profissional, que disputou a última Olimpíada, realizada no Brasil.
Dificuldades do esporte
O hóquei é um esporte pouco conhecido nacionalmente, e passa por diversas dificuldades, como conta Thiago Pacheco, presidente e jogador do Hóquei Clube Desterro, que acompanhou seus jogadores no Pan: “O principal que falta ao esporte aqui no Brasil é estrutura. Só temos campos oficiais no Rio de Janeiro, devido ao Pan Americano de 2007, e as Olimpíadas de 2016. O que falta é ter pelo menos um ou outro campo em outros estados aonde o hóquei já é praticado. Isso alavancaria imensamente o nível dos atletas.”
Os campeonatos nacionais são sempre realizados no Rio. Desta maneira as equipes de outras partes do Brasil acabam prejudicadas. Há gastos para treinamentos, deslocamento para as competições, que normalmente são realizadas em etapas, alimentação, estadia etc. As equipes do Rio de Janeiro, neste quesito são privilegiadas, já que treinam nos campos oficiais e seus gastos são reduzidos comparados à clubes de outros lugares.
Ouça a entrevista realizada com Thiago Pacheco e Vinícius Vaz:
Se você quiser conhecer mais o esporte e até mesmo treinar, entre em contato com Thiago Pacheco pelo Facebook do Hóquei Clube Desterro, Whatsapp: (48) 99998-0708 ou e-mail: hoqueidesterro@gmail.com.
Continua depois da publicidade