A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (AL) terá 16 novos parlamentares a partir do próximo ano. Isso representa uma renovação de 40%. Porém, a maior parte dos ocupantes das cadeiras é formada por nomes já familiarizados com a política.
Continua depois da publicidade
LISTA: os nomes dos deputados estaduais e federais eleitos em SC
Os eleitores catarinenses decidiram nas urnas pela reeleição de 24 deputados estaduais, dos 30 que disputavam a reeleição.
:: Veja quem são os 40 deputados estaduais eleitos por SC
Continua depois da publicidade
:: Colombo confirma favoritismo e conquista mais quatro anos
:: Moacir Pereira: como fica o cenário político do Estado
O parlamentar mais votado foi Gelson Merísio (PSD), com 119,2 mil votos, seguido por outros três candidatos do mesmo partido, o PSD, José Nei Ascari (72,7 mil votos), Ismael dos Santos (66,8 mil) e Milton Hobbus (66,2 mil).
:: Dilma e Aécio disputam 2º turno para Presidência da República
:: Dário Berger é eleito senador por Santa Catarina
Dos novos nomes, no entanto, três não são novidade. Mauro de Nadal (PMDB), Maurício Eskudlark (PSD) e Dirce Heiderscheidt (PMDB) já estavam atuando como deputados após assumirem como suplentes durante a atual legislatura.
O PMDB foi o partido com mais candidatos eleitos, 10. Foi seguido pelo PSD, com nove, e pelo PT, com cinco. A base do governo segue forte. São da coligação de Raimundo Colombo, governador reeleito, 24 dos 40 deputados que ocuparão as cadeiras na AL.
Continua depois da publicidade
:: Gelson Merísio é o deputado estadual mais votado
:: Esperidião Amin é o deputado Federal mais votado de SC
A surpresa ficou por conta do PSB, que passa a ter dois deputados. Não tinha nenhum. Se elegeram Patrício Destro, hoje vereador de Joinville, com 19.392 votos, e Claiton Salvaro, com quase 15 mil votos, o candidato com menos votos a assumir uma vaga de deputado nas eleições deste ano.
A definição de todos os deputados estaduais ainda é incerta, embora tenham sido consideradas apuradas 100% das urnas pelo Tribunal Regional Eleitoral. Uma urna eletrônica teve problema em Içara e até o fechamento desta edição não estava definido se os votos perdidos seriam anulados ou poderiam ser recuperados.