A delegação brasileira que luta por medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, conta com 486 atletas – 20 deles são nascidos em Santa Catarina. Uma das esperanças de ouro do país é o arremessador de peso Darlan Romani, de 28 anos, de Concórdia. Ele foi quinto lugar nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, e estabeleceu uma das 10 melhores marcas do mundo na história da modalidade (22,61m), obtida no final do mês passado, nos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

Outro destaque do atletismo brasileiro é o velocista Rodrigo Nascimento, de 24 anos, natural de Itajaí, que conquistou o título nos 4×100 metros rasos no Mundial de Revezamento, em maio, no Japão.

Apesar da cerimônia de abertura estar marcada apenas para esta sexta-feira (25), algumas modalidades já iniciaram a disputa, como é o caso do handebol feminino. As brasileiras tentam o hexacampeonato pan-americano. Uma das líderes da equipe é a blumenauense Duda Amorim, de 32 anos, campeã mundial em 2013. A estreia foi com vitória sobre Cuba por 29 a 20. O país medalhista de ouro garante vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano que vem.

Cerimônia de chegada do Time Brasil na Vila Pan-Americana, em Lima
Cerimônia de chegada do Time Brasil na Vila Pan-Americana, em Lima (Foto: Wander Roberto/COB)

Alguns atletas não nasceram em Santa Catarina, mas adotaram o estado como sua casa. Um deles é o velejador da classe Laser, Bruno Fontes, de 39 anos, nascido em Curitiba e radicado em Florianópolis. No karatê, Douglas Brose, de 33, é natural de Cruz Alta (RS), mas mora na capital catarinense desde os seis anos. Ele possui dois ouros em Mundiais e três medalhas em Pans.

Continua depois da publicidade

O Brasil tenta superar as últimas três participações, quando ficou em terceiro lugar no quadro de medalhas. Apenas em 1963, quando o Pan foi disputado em São Paulo, o país conseguiu ser o segundo melhor no geral. No total, nossos atletas conquistaram 1.206 medalhas, com 329 de ouro, 357 de prata e 520 de bronze.

Os canais Sportv transmitem as competições no Peru, que vão até o dia 11 de agosto.

Confira os atletas nascidos em Santa Catarina no Pan de Lima:

ATLETISMO

– Rodrigo Nascimento (Itajaí)

– Darlan Romani (Concórdia)

– Simone Ponte Ferraz (Ponte Serrada)

– Eliane Martins (Joinville)

– Mariana Grasielly Marcelino (Joinville)

BASQUETE 3 x 3

– Jefferson Froehlich Socas (Joinville)

– William Weihermann (São Bento do Sul)

HANDEBOL

– Rudolph Hackbarth (Blumenau)

– Duda Amorim (Blumenau)

KARATÊ

– Carolaini Zefino (Tubarão)

– Izabel Vieira (Içara)

– Sabrina Zefino (Maracajá)

REMO

– Willian Giaretton (Ponte Serrada)

RUGBY

– Raquel Kochhann (Saudades)

SQUASH

– Pedro Mometto (Joinville)

TIRO ESPORTIVO

– Geovana Meyer (Joinville)

– Roberta Tesch (Taió)

– Rosane Budag (Blumenau)

– Simone Koch (Joinville)

VELA

– Matheus Dellagnelo (Florianópolis)