Quando em um mesmo mês acorrem duas luas cheias, a segunda recebe o nome de Lua Azul. Este fenômeno, por sinal, acontece neste sexta-feira. E é bom aproveitar, porque a frequência deste acontecimento é de uma vez a cada dois ou três anos e o próximo está previsto para julho de 2015.

Continua depois da publicidade

Em Santa Catarina, o fenômeno poderá ser acompanhado. Isso porque, de acordo com a Epagri/Ciram – órgão que monitora as condições meteorológicas -, a previsão é de céu apenas com algumas nuvens na maiorias das regiões. Mais a Oeste e no Sul, a tendência é de céu estrelado.

Tendo em vista que o frio não está tão intenso nesse inverno, é provável que a noite esteja agradável, favorecendo ainda mais a contemplação do fenômeno. Um bom programa para esta noite.

O evento lunar se dá em um ciclo de 29,5 dias, ou seja, é possível que duas luas cheias aconteçam em qualquer mês, com exceção de fevereiro, mesmo que em ano bissexto.

Continua depois da publicidade

Apesar do nome, a lua não irá ficar azul ou sofrer qualquer tipo de alteração. Várias explicações, porém são dadas para este nome. Uma das justificativas diz respeito aos escravos nos Estados Unidos. Eles teriam que trabalhar nas noites de lua cheia e no caso de duas luas no mesmo mês, representava mais trabalho. A lua azul representaria a tristeza.

Uma curiosidade que marcará esta lua azul, é que ela se dá no mesmo dia do funeral do ex-astronauta Neil Armstrong primeiro homem a pisar na Lua. Armstrong será enterrado na cidade de norte-americana de Cincinatti. Armstrong morreu aos 82 anos, no último dia 25.

Azul como os Smurfs

Recentemente a lua azul ganhou as telas dos cinemas no filme Smurfs. Na produção, o fenômeno faz com que abra um portal para o nosso mundo.

Continua depois da publicidade

Quando Gargamel finalmente consegue invadir a vila dos Smurfs, eles fogem para a floresta. Desastrado acaba pegando o caminho errado, indo parar em uma caverna onde está o portal.

Papai Smurf, Smurfette, Gênio, Ranzinza e Arrojado, vão atrás dele e são seguidos pelo vilão. Para fugirem de Gargamel, os pequenos azuis entram no portal e vão parar em Nova York.