O anúncio da morte da Rainha Elizabeth II nesta quinta-feira (8) deixou o Reino Unido em clima de melancolia. Desde o momento do anúncio do agravamento do estado de saúde da monarca, no início da manhã, os catarinenses que moram na Inglaterra já começaram a relatar apreensão das pessoas, já que os britânicos têm um carinho muito grande por ela.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Salesio Júnior Beltrame, 31 anos, natural de Palhoça, na Grande Florianópolis, mora há quatro anos na Inglaterra e está há quatro meses em Peterborough, ao norte de Londres. Segundo ele, a região é onde se concentram mais famílias inglesas, ao contrário da Capital, onde vivem mais imigrantes. O catarinense descreveu o clima melancólico da cidade:
— Sabe aquela sensação de um parente seu morreu? Quando a gente conversa com essas famílias, eles têm um carinho tão grande pela rainha, que chega a ser triste. Conversando com a minha vizinha, parecia que ela estava falando da mãe dela. Que ela foi uma mulher muito incrível, que ela transformou o país, que o país é forte por causa dela. Então já está um sentimento melancólico — disse.
Fernando Nasato, 35 anos, é natural de Timbó, no Vale do Itajaí, e mora há oito anos em Londres. Ele relata que as pessoas têm um carinho muito grande pela rainha, e no bairro onde mora — Ealing, west London — é possível ver um clima de apreensão e tristeza com o possível falecimento da monarca.
Continua depois da publicidade
— Durante o Jubileu, a cidade estava em uma alegria que eu jamais tinha visto. Festas de rua, pessoas vestidas com as cores do Reino Unido…. Todos têm um carinho muito grande pela rainha — comentou.
Veja vídeo sobre a história da Rainha Elizabeth II
Leia também
O que acontece quando a Rainha Elizabeth II morrer? Planos são revelados pela primeira vez
Embaixadora diz que Reino Unido vai ampliar parceria com SC: “É um Estado chave para nós”
Liz Truss é anunciada como nova primeira-ministra do Reino Unido