Dunga anunciou nesta quinta-feira os 23 convocados para os amistosos contra França, no dia 26, em Paris, e Chile, três dias depois, em Londres.

Continua depois da publicidade

Para os dois últimos testes antes do anúncio da lista que definirá os chamados para a Copa América, em junho, o comandante do Brasil manteve a base predominantemente europeia usada em 2014.

::: Relembre o recado de Filipi Luís e Ramires para os catarinenses

::: Dunga promete ficar de olho no mercado chinês nas convocaçõesAlém de dar oportunidade para cinco jogadores que atuam no país, o técnico promoveu o retorno do lateral-esquerdo Marcelo, presente apenas na primeira lista.

Sem surpreender, Dunga adotou como critério o ritmo de competição dos selecionáveis e, por isso, priorizou a inclusão dos atletas que já estão em atividade na temporada da Europa.

Continua depois da publicidade

Parâmetro, por sua vez, que foi determinante para que apenas um dos últimos três destaques do futebol brasileiro no ano passado e que se transferiram para o Oriente figurasse na lista: Diego Tardelli, do Shandong Luneng, da China. Everton Ribeiro, do Al Ahli, e Ricardo Goulart, Guangzhou Evergrande, ficaram fora.

– É uma situação única. Eles estão no início de temporada e não se encontram no melhor da condição física. Se chamamos jogadores de um campeonato que acabou de começar, é quase 30%. Por isso optamos por um que era titular, diminuindo os riscos. Uma Seleção precisa estar em rimo de competição e nosso últimos jogo foi no fim do ano passado. Precisamos de jogadores com ritmo – justificou.

Condição física a parte, o técnico frisou que a lista, mesmo sendo a última antes da primeira competição oficial em 2015, não garante a presença dos 23 no Chile, onde será disputada a Copa América.

– Fizemos a convocação baseada no que observamos nos amistosos e questão de início de pré-temporada de alguns clubes no Brasil e outros que estão jogando os campeonatos europeus. A ideia é mesclar jogadores jovens com experientes. Mas neste momento não é ( uma convocação) definitiva. Teremos estes dois amistosos, a Copa América e nosso objetivo maior que é a Eliminatória. Os jogadores que não estão nesta lista não devem se sentir excluídos e nem os que estão, pensarem em algo definitivo. Terão muitos jogos, cartões, lesões. Todo mundo tem de estar preparado para quando chegar e aproveitar. Vamos continuar as observações e queremos todos focados – destacou.

Continua depois da publicidade

A delegação que viajará para Europa terá como auxiliar pontual o ex-atacante Jairzinho, campeão do mundo em 1970.

OS CONVOCADOS

GOLEIROS

Jefferson (Botafogo)

Marcelo Grohe (Grêmio)

Diego Alves (Valência)

ZAGUEIROS

David Luiz (PSG)

Marquinhos (PSG)

Thiago Silva (PSG)

Miranda (Atlético de Madrid)

LATERAIS

Fabinho (Monaco)

Marcelo (Real Madrid)

Filipe Luís (Chelsea)

Danilo (Porto)

VOLANTES

Luiz Gustavo (Wolfsburg)

Fernandinho (Manchester City)

Elias (Corinthians)

Souza (São Paulo)

MEIAS

Oscar (Chelsea)

Firmino (Hoffenheim)

Willian (Chelsea)

Philippe Coutinho (Liverpool)

ATaCANTES

Neymar (Barcelona)

Diego Tardelli (Shandong Luneng)

Robinho (Santos)

Douglas Costa (Shakhtar Donetsk)