Os surfistas catarinenses dominaram o Billabong Game, realizado nesta segunda, dia 14, na praia de Maresias, em São Sebastião (SP), com oito atletas da categoria mirim (até 16 anos) e oito na júnior (até 18 anos). A competição foi a última seletiva da Confederação Brasileira de Surf (CBS) para o ISA World Junior Surfing Championships, a ser disputado de 17 a 23 de agosto em Durban, na África do Sul.

Continua depois da publicidade

Das quatro vagas em jogo na seletiva, os atletas de Santa Catarina ficaram com três. O catarinense de Balneário Camboriú Willian Cardoso e o paulista de Guarujá Heitor Pereira garantiram vaga na categoria júnior. Já Tomas Hermes, de Barra Velha, e Giancarlo Zampieri, de Florianópolis, classificaram-se na mirim.

Já a delegação feminina terá a catarinense Marina Werneck, campeã brasileira júnior, por antecipação; a potiguar Krisna de Souza, melhor júnior no ranking open, e as profissionais convidadas Suelen de Souza, de São Paulo, e Silvana Lima, cearense radicada no Rio de Janeiro.

Para a CBS, o Brasil terá um time forte na África do Sul, com chances de conquistar os três títulos.

– Inclusive o júnior, único que nós brasileiros ainda não conquistamos. Já temos títulos em todas as categorias, menos na júnior. Nos dois últimos mundiais, chegamos muito perto – afirmou Bukão, diretor de provas da CBS e também do ISA.

Continua depois da publicidade

As ondas nesta segunda foram menores que no domingo, quando foi encerrado, na mesma praia de Maresias, a sexta do Circuito Brasileiro de Surf Amador.