Os catarinenses Ricardo Martins e Leandro Silveira disputam neste fim de semana, 17 e 18, mais duas etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Baja. A competição acontece em Botucatu, interior do estado de São Paulo, com o nome de Rally Cuesta Off-Road, contando pontos pela terceira e quarta rodadas do campeonato nacional.
Continua depois da publicidade
Após as duas primeiras etapas, realizadas em março, ambos os pilotos da Yamaha Grupo Geração Rinaldi ocupam a terceira colocação na tabela de classificação de suas respectivas categorias. Ricardo Martins representa a equipe na classe principal, a Super Production, enquanto Silveira corre na Production Aberta.
– Estamos com boas expectativas para este fim de semana. Apesar de ser nosso ano de estreia neste tipo de rally (baja), queremos brigar pelas primeiras colocações – salienta Martins.
Cada dia do Rally Cuesta Off-Road conta como uma etapa do Brasileiro de Rally Baja, que ainda terá mais dez rodadas até o fim da temporada.
Continua depois da publicidade
– Além de uma etapa do Brasileiro, será mais um passo importante na nossa preparação para o Rally dos Sertões deste ano, que é a competição mais importante do nosso calendário. Por isso é importante seguir em ritmo de prova – afirma Silveira.
A dupla Ricardo Martins e Leandro Silveira fez um cálculo interessante durante uma destas viagens em que ficam horas dentro de um carro fazendo deslocamento até as cidades das provas. Somando as etapas de rally baja com as de rally cross country (modalidades parecidas, mas diferentes), eles percorrerão aproximadamente 15 mil quilômetros montados na Yamaha WR 450 em 2014.
Diferenças básicas entre rally baja e rally cross country
O rally cross country é o mais tradicional, aquele do Rally Dakar e do Rally dos Sertões, no qual os pilotos usam motos mais equipadas, com tanque de combustível maior e se guiam por planilhas de navegação. Normalmente, é mais longo também, durando de três a 15 dias. O rally baja geralmente é mais curto, realizados em dois dias. As motos são mais próximas dos modelos originais e os pilotos se guiam por placas colocadas ao longo do trajeto, eliminando assim as planilhas de navegação.
Continua depois da publicidade
Classificação do Brasileiro de Rally Baja após duas etapas
Super Production
1. Rodolpho Lambach – 50 pontos
2. Gregório Caselani Azevedo – 44 pontos
3. Ricardo Martins – 40 pontos
Production
1. Richard Fliter – 50 pontos
2. Otávio Hort Filho – 42 pontos
3. Leandro Silveira – 42 pontos
Calendário Brasileiro de Rally Baja 2014
29 e 30 de março – Rally Ilha Comprida
17 e 18 de maio – Rally Cuesta Off-Road
14 e 15 de junho – Rally Rota Santa Catarina
18 a 20 de julho – Rally Barretos
04 e 05 de outubro – Rally dos Bandeirantes
15 e 16 de novembro – Rally Rota Sudeste
13 e 14 de dezembro – Rally dos Amigos