O gasto com o Dia dos Namorados neste ano será maior que em 2013, que foi de R$ 151,19. Conforme a pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC), os catarinenses devem gastar a média de R$ 171,70.
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O crescimento nominal da expectativa de gasto médio no Estado é de 13,6%, acima da inflação do período (6,2% segundo o IPCA do IBGE), trazendo um crescimento real de 7,4%. Os dados foram obtidos nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí com 2.871 pessoas entre os dias 14 e 16 de maio.
As mulheres (58%) são a maioria na disposição em presentear o amado. A cidade com maior número de catarinenses dispostas a gastar na data é Lages (73% ), seguida de Chapecó (64,5%) e Criciúma (58,5%). Itajaí lidera no gasto médio Itajaí, neste ano, é a cidade com a maior expectativa de compras por consumidor (R$ 224,13), seguida de Criciúma (R$ 187,68) e Florianópolis ( R$ 175,76).
O comércio de rua, como em 2013, vai ser a opção da maioria dos catarinenses (62,4%) para as compras de Dia dos Namorados, seguido pelos shoppings centers (30,8%). Entre as opções de presentes lideram as roupas (45,4%), perfumes (18,7%), calçados e bolsas (10%).
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Projeção nacional é de crescimento de 1% nas vendas para o Dia dos Namorados
Depois dos fracos resultados nas vendas de Páscoa e do Dia das Mães, o comércio varejista não está otimista em relação ao Dia dos Namorados. A projeção é de um tímido crescimento de 1% para a data, em relação ao mesmo período do ano passado. Caso essa previsão se confirme, será o resultado mais fraco dos últimos cinco anos. A pesquisa é da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
>>> Dia dos Namorados nos anos anteriores:
2013 _ 7,7%
2012 _ 9,08%
2011 _ 10,8%
2010 _ 7,23%
A data é comemorada no dia 12 de junho, dia de estreia da seleção brasileira na Copa, o que na avaliação dos varejistas, traz impactos negativos para o faturamento do comércio.
– A abertura da Copa de certa forma vai concorrer com o Dia dos Namorados. Sem contar que a maioria das cidades brasileiras funcionará em regime de meio expediente e, em São Paulo, será decretado feriado – explica Roque Pellizzaro Junior, presidente da CNDL.
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O Dia dos Namorados é a terceira data mais lucrativa para o comércio, ficando atrás somente do Natal e do Dia das Mães.