Os atletas catarinenses Matheus Corrêa, Simone Ferraz e Eliane Martins podem carimbar o passaporte para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 nesta semana. Entre os dias 27 e 30 de junho o trio vai competir no Troféu Brasil, o último torneio de atletismo valendo pontos para as Olimpíadas.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Confira como será a cobertura da NSC nos Jogos Olímpicos de Paris

Continua depois da publicidade
Matheus Corrêa, atleta de marcha atlética 20km, hoje está dentro das Olimpíadas de Paris pelo ranking. Natural de Blumenau, Corrêa já participou das Olimpíadas de Tóquio e hoje é o 42º de 48 vagas na categoria – o que deixaria ele com uma das três vagas que o Brasil pode preencher.
— Eu venho nesse ano venho tendo uma constância muito boa, então espero que essa constância se confirme nessa competição, com um resultado bom. Geralmente quando um atleta fica repetindo várias vezes o mesmo resultado, é um bom sinal que ele tá preparado para subir um degrau.
A meta principal de Corrêa é alcançar o índice olímpico da marcha atlética no Troféu Brasil, que é uma melhor garantia da vaga, sem depender do ranking. Para a categoria, o atleta precisa realizar a prova no tempo mínimo de 1h20min10seg.
— O sentimento é de esperança, vendo a vaga tão próxima, e de querer conquistar isso. Então espero muito conseguir, vai ser um orgulho grande pra mim poder estar representando minha cidade, Blumenau, e o estado, em uma segunda edição dos Jogos Olímpicos.
Continua depois da publicidade

Simone Ferraz, atleta de 3000m com obstáculos, disputa uma das duas vagas disponíveis para o Brasil na modalidade. No Troféu Brasil, ela compete pelos pontos, para subir no ranking. A catarinense de Ponte Serrada, radicada em Jaraguá do Sul, atualmente é a 59ª de 35 vagas na prova.
— O ranking mundial está muito forte, então nesse momento eu ainda não estou qualificada para os Jogos de Paris. Eu espero fazer um bom Troféu Brasil e garantir a vaga, mesmo sabendo que esse ano, esse ciclo olímpico está mais forte do que nunca — disse Simone.
A atleta catarinense já participou das Olimpíadas, na edição de Tóquio, em 2021. Em sua estreia olímpica, ela chegou até a semifinal, quando cruzou a linha de chegada em 14° lugar da primeira bateria. Em 2024, sonha em conquistar um bom resultado no Troféu Brasil para voltar a disputar o torneio.
— Sei das minhas capacidades e limitações, e estou bem tranquila, porque se eu consegui a vaga foi por mérito de muito trabalho. Eu sou muito grata e feliz e tenho muito orgulho de representar as minhas origens Ponte Serrada e Jaraguá do Sul, e levar o nome dessas cidades e de Santa Catarina pelo Brasil e o mundo me faz cada vez mais grandiosa como atleta e como pessoa — completou.
Continua depois da publicidade

Eliane Martins já é veterana de Olimpíadas – a atleta de salto em distância já participou das edições de Rio 2016 e Tóquio 2020. A catarinense busca manter a boa posição no ranking no Troféu Brasil para carimbar a vaga para Paris 2024.
Atualmente, Eliane Martins é a 22ª de 32 vagas para competir o salto em distância em Paris. Então, as chances da atleta confirmar a vaga no Troféu Brasil são altas.
Confira a programação do Troféu Brasil
- Quinta-feira, 27 de junho
8h20 – 20km Marcha atlética masculino, FINAL
17h20 – 3000m c/obstáculos feminino, FINAL por tempo
- Sábado, 29 de junho
Sábado, 29 de junho
14h05 Salto em distância + Paralímpico feminino, Qualificação
- Domingo, 30 de junho
16h45 Salto em distância + Paralímpico feminino, FINAL
*Lia Capella é estagiária sob a supervisão de Diogo Maçaneiro
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.