Um ano e meio depois da posse do governador Raimundo Colombo (PSD) e da presidente Dilma Rousseff (PT), pesquisa Ibope encomendada pelo Grupo RBS mostra como a população das três maiores cidades catarinenses – Joinville, Florianópolis e Blumenau – estão avaliando as administrações estadual e federal.

Continua depois da publicidade

Colombo tem avaliações positivas com maiores percentuais em Florianópolis e Blumenau. O governador do Estado teve sua administração classificada como boa ou ótima por 45% dos entrevistados da Capital e por 44% dos entrevistados de Blumenau.

Em Joinville, Colombo teve avaliação positiva (boa ou ótima) de 36%. Mesmo tendo o melhor percentual em Florianópolis, foi na Capital também que o governador teve a menor nota média (5,6) e o maior percentual de avaliação ruim ou péssima (15%).

Em Blumenau, Colombo teve a melhor nota média (6,1) e, em Joinville, teve nota de 6,0. No governo federal, as avaliações positivas da presidente Dilma com maiores percentuais foram em Florianópolis e Joinville.

Continua depois da publicidade

Dilma teve seu governo classificado como bom ou ótimo por 69% dos entrevistados da Capital e por 65% em Joinville. A pior avaliação da administração federal foi em Blumenau. Na cidade do Vale, a presidente teve o menor percentual de avaliação positiva (boa ou ótima), que ficou em 59%; o maior percentual de avaliação negativa (ruim ou péssima), com 13%; e a menor nota média – 6,6. Em Florianópolis, Dilma ficou com nota média de 6,8 e em Joinville com 7,3.

Ficha técnica

Contratante: RBS

Pesquisa de Campo: 9 a 12 de junho de 2012

Amostra: 602 entrevistas

Margem de erro: quatro pontos percentuais, para mais ou para menos

Registro: protocolo 00028/2012, no TRESC