Um dos atletas que representam Santa Catarina na Paralimpíada do Rio de Janeiro, que vai começar nesta quarta-feira, é Ymanitu Silva, de 33 anos.
Continua depois da publicidade
Many, como é conhecido, nasceu em Tijucas e vai participar pela primeira vez do evento internacional, na modalidade tênis em cadeira de rodas. Ele começou a se redescobrir com o esporte quando passou a aceitar a lesão na coluna, sofrida após um acidente de carro em 2007.
“Os primeiros sete meses foram difíceis. A sorte é que acabei indo para o Sarah (no Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília) e lá há vários esportes. A partir do momento em que eu sentei na cadeira e tive a oportunidade de jogar de novo, foi como viver um sonho de criança, que era praticar um esporte de alto rendimento”, relata Ymanitu.
A preparação do atleta aconteceu nas quadras da Federação Catarinense de Tênis. Many também disputou torneios desde o ano passado, válidos para o ranking. E ainda teve uma experiência no Centro de Treinamento de Larri Passos, em Balneário Camboriú. E ainda pegou umas dicas com o ex-técnico do Guga.
“Mesmo sendo em cadeira de rodas, muda pouca coisa. Larri deu dicas essenciais para nós termos um futuro promissor na Paralimpíada”, destaca o atleta catarinense.
Continua depois da publicidade
Ricardo Pimentel, que é de Florianópolis, é o técnico da seleção brasileira de quad, a categoria de Many. A parceria vem desde 2010. Segundo Pimentel, os torneios antes da Paralimpíada foram importantes para conhecer melhor os principais adversários.
“Esta é a primeira vez que o Brasil está indo na categoria quad em paralimpíadas. Algumas outras equipes já têm muito mais experiência”, comenta Pimentel.
Apesar disso, jogar em casa pode ser o “algo a mais” para dar um grande estímulo ao tenista chegar a uma medalha.
“A gente conta com o apoio da torcida porque ela é um fato diferente e nos empolga mais”, diz Many.
Continua depois da publicidade
Ymanitu Silva entra em quadra na próxima sexta-feira (09) na Paralimpíada. O sorteio para definir as chaves do torneio de tênis em cadeira de rodas acontece na quinta-feira (08).