O catarinense Ricardo Navarro foi nomeado como Delegado Técnico dos Jogos Pan-Americanos de Santiago e das Olimpíadas de Paris-2024. Ele é o atual presidente do Comitê de Oficiais de Regatas da World Sailing, e também atua como árbitro do Iate Clube de Santa Catarina- Veleiros da Ilha.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Atualmente, o profissional coordena as regatas na raia de Algarrobo, local das competições do Pan durante toda esta semana. Nas disputas olímpicas ele exercerá a mesma função na raia de Marselha, na França.
O catarinense assume o papel de maior importância na arbitragem tanto nos Jogos Pan-Americanos quanto nas Olimpíadas. Essa função consiste na supervisão de todos os árbitros, a comunicação, a área técnica, os voluntários, os locais de regata, a raia e a área operacional.
-Minha função nos Jogos Pan-Americanos é supervisionar o esporte, representando a World Sailing como Delegado Técnico. Vamos lidar com a parte técnica do evento, aprovar as medidas tomadas pelo Comitê Organizador e supervisionar toda a área de competição – comenta Navarro.
Continua depois da publicidade
O árbitro falou sobre a importância das disputas nos Jogos Pan-Americanos que tiveram início no sábado (28) e irão até o próximo dia 4.
-O nível técnico deste Pan será o mais elevado da história. Das 13 classes em disputa, nove são olímpicas. Todas essas classes olímpicas serão determinantes para classificar os países para as Olimpíadas de Paris-2024. O nível será extremamente alto – ressalta.
Em Santiago, além de Ricardo Navarro, o ICSC – Veleiros da Ilha contará com outros três representantes na área técnica da competição. Alexandre Neves e Marcus Vinícius foram convocados como árbitros oficiais para atuar nos jogos.
-Os três árbitros do Veleiros da Ilha possuem vasta experiência. Todos eles já trabalharam em eventos internacionais como as Olimpíadas e os Jogos Pan-Americanos. Isso demonstra que a vela catarinense está muito bem representada não apenas pelos atletas, mas também na área de arbitragem – destaca Navarro.
Continua depois da publicidade
Experiência olímpica
Paris-2024 será a quarta participação em Olimpíadas de Ricardo Navarro. Ele atuou como árbitro de regatas nas edições de Pequim-2008 e Londres-2012. No Rio de Janeiro, em 2016, ocupou o cargo de Field of Play Manager, responsável pela coordenação da montagem do local e das operações relacionadas à competição, garantindo que o evento estivesse em conformidade com os padrões internacionais estabelecidos pela World Sailing.
Para Paris 2024, o COI recebeu o nome do árbitro brasileiro para coordenar a vela em Paris, a pedido da World Sailing, entidade que governa o esporte globalmente. Navarro será o nome que ligará as federações do esporte e o COI.
-Será uma honra representar meu país e meu clube nos Jogos Olímpicos de Paris. Tanto a CBVela quanto o Veleiros da Ilha têm investido muito na formação técnica, especialmente na área de gerenciamento de regatas, e esse investimento está rendendo frutos com vários árbitros sendo indicados como oficiais de regatas – conclui Navarro.
Veja também:
Continua depois da publicidade
*Leandro da Lapa é estagiário sob a supervisão de Diogo Maçaneiro
Lembra dele? Goleiro Felipe, ex-Figueirense, defende pênalti de cavadinha
Com Barroca, Avaí é primeira página da tabela
Veja fotos das quadras especiais dos 30 times para o Torneio da NBA
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC