O Dia das Mães em Santa Catarina vai ser de presentes mais baratos e celebração em casa, segundo pesquisa de intenção de compras divulgada pela Fecomércio-SC nesta quinta-feira (7). A entidade entrevistou nas últimas semanas 1123 pessoas em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.
Continua depois da publicidade
Conforme a pesquisa, o gasto médio dos catarinenses com presentes para as mães será de R$ 137,41 – valor 18,4% menor do que o estimado no ano passado. É também o valor mais baixo desde 2017, de acordo com o histórico recente da Fecomércio-SC. A queda se deve ao momento de crise econômica por causa da pandemia do novo coronavírus, que acarretou em perdas econômicas para 48% dos entrevistados.
A prevenção em relação ao coronavírus afeta outros pontos da pesquisa também, além do valor dos presentes. Houve um aumento no número de catarinenses que pretendem comprar produtos pela internet, embora o comércio de rua ainda seja o principal caminho (62,5%).
A pesquisa da Fecomércio-SC deixa claro que os restaurantes devem ser os mais afetados pela data comemorativa durante a pandemia. Tradicionalmente, algo em torno de 20% dos entrevistados afirmavam que iriam celebrar o Dia das Mães em restaurantes, e em 2020 o percentual caiu para 0,5%. Do outro lado, a maior parte dos entrevistados (58%) afirmou que não vai comemorar a data, enquanto cerca de 33% disse que vai ficar em casa ou celebrar no lar de familiares.
Em relação aos presentes, as roupas devem ser os produtos mais procurados pelos consumidores (31,8%), seguidas por perfumes e cosméticos. Também por causa da incerteza causada pelo momento do país, o número de indecisos foi maior que o dos anos anteriores: 13,3% dos entrevistados não souberam responder o que iriam comprar.
Continua depois da publicidade