Catarinense de Timbó, Jéssica Maier representa o Estado na Seleção Brasileira de Conjunto de Ginástica Rítmica. Com 21 anos, a carreira começou logo aos quatro quando ela conheceu o esporte num projeto na sua cidade natal.

https://videos.clicrbs.com.br/sc/cbndiario/audionews/163666/

Na adolescência, ela foi para a seleção brasileira e teve que se mudar para Aracaju (SE), local do Centro Nacional de Treinamento de Ginástica Rítmica. Em 2010, ela começou a competir entre as melhores do país e conquistou o Pan de Guadalajara. Em 2012, por problemas pessoais, teve que retornar para a casa da família e por isso voltou a treinar no Vale do Itajaí.

Continua depois da publicidade

“Comecei a treinar em Blumenau, que tinha mais estrutura, e representei a cidade nos campeonatos. No início do ano passado, fui convocada para fazer uma seletiva. Eu decidi tentar mais uma vez. Eu passei na seletiva da seleção de conjunto. Graças a Deus consegui dar a volta por cima depois de tantas dificuldades. Consegui chegar ao ouro nos Jogos Panamericamos de Toronto e agora estou realizando um sonho de disputar uma Olimpíada.”

Para disputar sua primeira Olimpíada, a catarinense treina forte em Sergipe até o dia 14 de agosto.

“Nossa preparação está sendo árdua. A gente treina de oito a dez horas por dia. Aqui em Aracaju, a seleção brasileira montou uma estrutura com vários tablados para podermos nos preparar da melhor maneira possível e fazer bonito nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.”

Em março deste ano, Jéssica foi escolhida capitã da Seleção Brasileira de Conjunto de Ginástica Rítmica. Ela comanda a equipe que conta com mais quatro atletas: Emanuelle Lima, Francielly Machado, Gabrielle Moraes e Morgana Gmach.

Continua depois da publicidade

“Fiquei muito feliz em ser nomeada a capitã do grupo. É claro que tenho mais responsabilidade, eu cobro e sou cobrada por isso, mas eu levo isso como uma motivação e não como um peso nessa preparação final para os jogos.”

Apesar da seleção brasileira não ser favorita para conquistar uma medalha, e será inédito caso isso ocorra, Jéssica Maier não descarta boas surpresas.

“Nosso principal objetivo é executar nossas séries sem falhas. Sair da quadra com o dever cumprido. O resultado vai ser consequência de toda nossa preparação. O esporte também é uma caixinha de surpresas, então tudo pode acontecer.”

A Seleção Brasileira de Conjunto de Ginástica Rítmica estreia no dia 20 de agosto. A primeira rotação, com as séries de fita, será das 10h às 11h10. Já a segunda, de arco e maças, das 12h40 às 13h50.

https://twitter.com/MatBoaventura/status/758380444937314304

Continua depois da publicidade