Nas histórias infantis, o Papai Noel mora no Polo Norte. Mas ele também tem refúgio garantido em Herval d?Oeste, no Meio-Oeste catarinense. Na casa de Neier Pazini há mais de mil bonecos do bom velhinho, espalhados em todos os cantos do imóvel.
Continua depois da publicidade
O gosto pela figura gordinha e barbuda começou cedo, ainda na infância. E Neier faz questão de manter a tradição e decorar a casa todos os anos, quando enche os cômodos de bonecos grandes, pequenos, faladores e músicos.
Na sala, eles tomaram conta da televisão, do sofá e da estante. E uma das cozinhas da casa foi inutilizada para dar morada aos Papais Noeis, que ficam em cima do fogão, da pia, da mesa e em qualquer canto que possam esbanjar charme aos familiares e visitantes.
Isso porque, na época em que a casa fica decorada, dezenas de crianças e adultos visitam o local para encher os olhos. É tanto boneco que, em alguns momentos, é preciso pedir licença ao bom velhinho. Tudo feito para agradar.
Continua depois da publicidade
Segundo Neier, a ideia é manter viva a figura do Papai Noel e também remeter ao verdadeiro sentido da data, que é quando a família se reúne para fortalecer os laços de amor e fé.
– Comecei a comprar os bonecos há cerca de 40 anos e sempre surgem coisas novas. Já perdi a conta de quanto investi, mas não importa. É uma tradição que vem do meu pai, que no dia de Natal é sempre hora de reunir a família. Quero mostrar a todos que a essência disso é linda – diz.
Quarto só para os velhinhos
Um dos quartos da casa de Neier é dedicado somente à moradia fixa dos Noeis durante o ano. No início de novembro, eles saem das caixas e tomam conta de todos os cômodos, inclusive o banheiro. A decoração é desmontada no dia 6 de janeiro, como manda a tradição cristã.
Continua depois da publicidade
– Sempre decoro, arrumo. Cada coisa que eu coloco tem uma história, uma recordação. O essencial é todo mundo pensar que o Natal é uma época de união. Não faço para mim, mas para todos ficarem mais felizes – afirma.
Além dos milhares de bons velhinhos, toda a família de Neier deve se reunir em Herval d?Oeste para festejar o Natal. A data é muito esperada e os presentes já estão embaixo da árvore, esperando o destino carinhoso.
Confira o vídeo: