Aos 25 anos, o catarinense Darlan Romani vive o sonho de disputar sua primeira Olimpíada. Além de representar Concórdia, sua cidade natal, ele defende o brasil no arremesso de peso. Ele conseguiu o índice em maio deste ano ao atingir a meta de 20,64m no Senegal superando os 20,50m exigidos para a classificação para os Jogos Olímpicos.
Continua depois da publicidade
Para evoluir no atletismo, ele teve que sair de Santa Catarina.
“Em 2010, eu mudei de Santa Catarina, lá de Concórdia, para Uberlândia no dia 6 de março de 2010. Em 2013, em julho, vim para São Paulo competir o Troféu Brasil e já fiquei por aqui”.
E foi em São Paulo que ele atingiu sua melhor marca. Em 2015, ele estabeleceu o novo recorde brasileiro com um arremesso de 20,9m. A marca o credenciou para o Pan de Toronto e o Mundial de Pequim. Na época, Darlan Romani chegou a estar na 6ª colocação no ranking mundial. Mas antes de tudo isso acontecer, o catarinense quase abandonou a carreira.
“Tive lesões nos dois joelhos e por pouco não abandonei a carreira. Eu cheguei a pedir dispensa do centro de treinamento, mas um ‘cara’ lá é muito amigo meu e não solicitou a passagem para eu ir embora. Eu acabei retornando. Tive que mudar muito a técnica. Foi um período muito difícil por mudança de técnica. O trabalho muda completamente, mas no final deu tudo certo. Até hoje está dando tudo certo e a gente acredita que vai continuar assim.”
Continua depois da publicidade
No arremesso de peso vence quem jogar, mais longe, a esfera de metal maciço com mais de 7kg. Darlan Romani treina dois períodos por dia para alcançar a melhor marca. O atleta não projeta uma colocação na Olimpíada.
“A gente tem que ter o pé firme no chão. Como eu posso ganhar, como eu posso perder na competição. Eu sou atleta, se estou num dia bom pode dar tudo certo. É difícil de falar. A gente treina para buscar a perfeição, o resultado, e até agora cumprimos tudo que planificamos. Então, não tem como fazer uma projeção sobre colocação. A gente não entra para isso, a gente entre para fazer uma marca. Essa marca foi estipulada pelo meu treinador e por enquanto só ele sabe. Ele não falou pra gente, mas segundo o que ele tem planificado, a gente está dentro dos parâmetros de resultados.”
Darlan Romani compete no dia 18 de agosto. Pela manhã ele participa da classificatória. Caso fique entre as 12 melhores marcas, ele disputa a final na noite do mesmo dia.
Darlan Romani representa o país no arremesso de peso. Ele é de Concórdia. pic.twitter.com/FjBeCQgyyk
— Mateus Boaventura (@MatBOAVENTURA) July 28, 2016Continua depois da publicidade