Gabaritar a prova de matemática do Enem, logo após concluir o Ensino Médio é um feito para comemorar. Esse desempenho é resultado da dedicação nos estudos que a catarinense de Criciúma Carolina Casagrande, 17 anos, teve nos últimos anos.
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Essa foi a terceira vez que Carolina prestou o Enem — ela já havia feito o exame nos outros anos do Ensino Médio. Neste ano, além de gabaritar a prova de matemática, a jovem alcançou a segunda maior nota possível na redação: 980.
— Eu já tinha uma noção que eu ia acertar, pelo menos, 40 questões de matemática. Mas quando eu vi que realmente tinha sido as 45, conferi aquele gabarito umas três, quatro vezes, porque não conseguia acreditar — conta.
Em um ano de muitos desafios para os estudantes e, principalmente, para os vestibulandos, Carolina teve que conviver com uma nova rotina de estudos e se adaptar às aulas a distância. Ela conta que, para ter um bom desempenho, fez todas as provas anteriores, sempre com um olhar atento para as questões que errou. Além dos conhecimentos adquiridos no colégio, ela fez aulas no curso pré-vestibular Fleming Medicina.
Continua depois da publicidade
A jovem pode até explicar os métodos de estudo que adotou, mas o sucesso de Carolina é, com certeza, reflexo do seu foco.
— Eu sempre me preocupei muito com os meus estudos. Lembro de ter sete anos e não querer tirar um 8 em matemática. Eu sabia que o estudo era a ponte para conquistar o meu sonho então tive que superar as adversidades, mesmo com a pandemia que deixou tudo mais difícil — relata.

Com a nota do Enem, ela pretende ingressar no curso de medicina da Universidade Federal de Santa Catarina. Carolina conta que o sonho surgiu só no último ano do Ensino Médio, quando, com a pandemia, o desejo de “poder ajudar na prática” aumentou.
O resultado do vestibular sai nesta sexta-feira (16), e ela é um nome quase certo na lista dos novos acadêmicos de medicina, neste momento crucial para a saúde no mundo.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Enem 2020: com abstenção recorde, 55,5% dos alunos não compareceram ao segundo dia em SC
Guia definitivo para preparação de concursos públicos
44 mil catarinenses perderam o prazo para a tomar a 2ª dose da vacina contra a Covid-19