Dobar dan, leitores do Grupo RBS! Quem vos escreve é um intercambista catarinense que realiza um projeto voluntário na Croácia há mais de dois meses. Vim parar na cidade de Split através da AIESEC em Blumenau, com a missão de explorar toda a Dalmácia e potencializar o turismo nesta região junto de dois outros intercambistas vindos da República Tcheca e Coréia do Sul.
Continua depois da publicidade
Você pode conferir nosso trabalho através da fanpage Discover Split no Facebook. Ah! Meu nome é Diogo Lutz, 23 anos, natural de Rio do Sul, e cá estou para apresentar a vocês este pequeno país do Leste Europeu que vai enfrentar o Brasil na abertura da Copa do Mundo, nesta quinta-feira.
A jovem Croácia, que se desprendeu da antiga Iugoslávia há pouco mais de 20 anos, tem uma área total que representa 60% de todo o território catarinense e uma população de 4,5 milhões de habitantes, enquanto somos mais de 6 milhões na Santa e Bela Catarina. A moeda por aqui é a Kuna Croata (HRK) – que tem conversão aproximada em R$ 0,40 – e a língua oficial é o dificílimo croata, apesar de basicamente toda a população falar inglês graças ao eficiente sistema de educação e à vocação turística.
Turismo este que é baseado em cinco meses de muito calor, entre maio e setembro, com milhões de turistas desfrutando do Mar Adriático em um litoral repleto de penínsulas, fortalezas, baías e mais de mil ilhas que formam uma paisagem de cinema.
Continua depois da publicidade
Split
Split é a segunda maior cidade da Croácia, atrás apenas da capital Zagreb, com uma população metropolitana de 300 mil habitantes. É também a capital da Dalmácia. A principal atração turística é o palácio do antigo imperador romano Diocleciano, que construiu esta residência imperial durante o reinado entre os anos de 284 a 305. Após ser o primeiro imperador romano a abdicar voluntariamente do trono, em 305, Diocleciano desfrutou dos últimos anos de vida neste imponente palácio de frente pro mar. Esta é a construção mais antiga do mundo continuamente habitada: mais de 1700 anos.
Outros três locais são destaques na bela Split: Riva, talvez um dos lugares mais aconchegantes do mundo para saborear um delicioso café. A Praia de Bacvice , pronuncia-se batvitze (o alfabeto croata possui três formas de letra C e todas tem um som derivado da letra T), que fica próxima ao centro de Split e onde surgiu o picigin (pitsiguin), um esporte típico croata parecido com peteca em que os atletas não podem deixar a bola cair na água. E tem ainda o Parque Marjan (Marian, em croata o j tem sempre som de i), com roteiros perfeitos para a prática de corrida, caminhada e ciclismo em um ambiente rodeado por belas praias e montanhas.
Parque Nacional Plivtvice
O Parque Nacional Plitvice é simplesmente inacreditável. O contraste de uma vegetação intocada, grandes cachoeiras surgindo por entre imponentes pedras, trajetos por escuras cavernas e um rio com água impressionantemente cristalina fazem deste ambiente um templo de contemplação à natureza. Não é à toa que Plitvice é um Patrimônio da Humanidade, pela Unesc, desde 1970.
Continua depois da publicidade
Ilha de Hvar
A ilha de Hvar deixa claro o motivo de a Croácia ser um dos destinos mais procurados do mundo durante o verão europeu. Suas quatro cidades contam com 12 mil habitantes e são formadas por praias paradisíacas, baladas que viram a noite, um grandioso festival de música eletrônica e uma infraestrutura de deixar grandes capitais brasileiras com inveja.
Ilha de Vis: Praia de Stiniva, Caverna Verde e Caverna Azul
Por ser a primeira ilha a ser avistada pelos navios com destino à Dalmácia, Vis foi utilizada por centenas de anos como uma fortaleza militar repleta de túneis secretos e armadilhas. Uma ilha proibida onde apenas militares e nativos podiam entrar até 20 anos atrás. Perto e em Vis existem três locais que somente pequenos barcos conseguem desbravar. Caverna Verde e Caverna Azul são grandes fissuras nas rochas em frente ao mar, com algumas brechas por onde milimétricos feixes de luz entram e formam uma paisagem inigualável. E a Praia de Stiniva, que é simplesmente o lugar mais bonito que eu vi até hoje. A experiência de chegar nadando em uma praia que foi formada por uma fissura entre uma montanha de rochas é de arrepiar.
Ilha de Brac
Brac é a maior ilha da Dalmácia e a mais próxima de Split, reúne oito cidades e apenas 15 mil habitantes em uma área um pouco menor que Florianópolis. Conta com a mais incrível praia em todo o litoral croata: Zlatni Rat (zlatni significa ouro e rat é uma palavra croata de difícil tradução, que com uma suave abrasileirada podemos rebatizar de Cabo de Ouro).
Continua depois da publicidade
Dubrovnik
Conhecida como a “Pérola do Adriático”, a bela Dubrovnik é habitada por 42 mil habitantes e talvez seja o destino turístico mais famoso da Croácia. É classificada desde 1979 como um Patrimônio da Humanidade pela Unesco e já serviu de cenário para inúmeros filmes.
Recentemente foi palco de episódios da série Game of Thrones. A cidade é rodeada por muralhas, fortalezas e grandes fortificações. A impressionante arquitetura medieval pode ser vista bem do alto, através de bondinhos que levam os turistas ao topo da montanha. Ah, Dubrovnik é de longe o destino croata com os preços mais altos, desde uma cerveja até pequenos artesanatos de recordação.
Omis
A pequena cidade de Omis, que fica a 25 quilômetros de Split e conta com 15 mil habitantes, é com toda certeza a capital croata das aventuras. A abençoada geografia é composta pelo Rio Cetina, que encontra o Mar Adriático no centro da cidade, e por gigantescas montanhas próximas ao mar. Rafting, tirolesa, caiaque, canoagem, escalada, montanhismo, ciclismo, parapente, windsurfe, esqui aquático e mergulho… Ufa!
Continua depois da publicidade
Outros destinos interessantes
Zagreb – capital e centro econômico do país, sua região metropolitana reúne metade de toda a população croata
Pula – cidade milenar que tem um anfiteatro romano semelhante ao famoso Coliseu, de Roma
Zadar – o centro antigo fica em uma bela península com duas atrações incríveis: um painel que capta a energia solar durante o dia e cria um jogo de luzes à noite e um órgão que transforma a brisa marítima em belas notas musicais
Parque Nacional Krka: lagos, cachoeiras e uma vegetação tão incrível quanto Plitvice
Klis: uma fortaleza na montanha que possibilita uma vista fantástica para Split
Salona: local de nascimento de Diocleciano e antiga capital da Dalmácia durante o império romano
Expressões úteis
Dobar dan – é uma saudação, que pode ser usada como olá, bom dia e boa tarde, por exemplo
Hvala – se pronuncia Fala e é o nosso obrigado
Molim – por favor
Ja sam Brazilski – sou brasileiro
Idemo osvojiti Kup – vamos ganhar a copa
Pivo – cerveja
?ivjeli – é usado para brindar, como o nosso “saúde” ou “prosit” durante a Oktoberfest e se pronuncia Jivili
Continua depois da publicidade
>>> Confira a galeria de fotos