Detalhes técnicos podem obrigar o Campeonato Catarinense a mudar sua fórmula para 2017. E o motivo são as datas, com a possível presença da Chapecoense em uma Libertadores.

Continua depois da publicidade

Além disso, há diminuição de calendário já prevista pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de 19 para 18 datas.

O diretor jurídico da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Rodrigo Capella, alerta que, obrigatoriamente, o Conselho Técnico, marcado para a próxima quinta-feira, terá de aprovar um regulamento com duas hipóteses:

— Como o futuro da Chapecoense se define mais à frente, somos obrigados a prever um regulamento com a Chapecoense na Libertadores, o que diminuem duas datas do Estadual, caindo para 16 disponíveis — informa Capella.

Continua depois da publicidade

Em casos onde há mudança de datas pelas entidades administradoras do futebol, casos que ocorreram para 2017 com a Conmebol e a CBF, o Estatuto do Torcedor permite a mudança de regulamento para adaptação. Do contrário, não haveria possibilidade legal.

Entre as hipóteses que estarão em discussão, em virtude da diminuição de datas, estão: antecipação do início do Estadual; ou turno único com a criação de um ou mais quadrangulares decisivos.