O Campeonato Catarinense 2019 chega ao momento decisivo. Amanhã, às 21h30min, serão cinco partidas simultâneas pela 17ª rodada – a penúltima – e podem definir praticamente tudo da primeira fase: o líder, os confrontos das semifinais e também os times rebaixados à Série B do Estadual em 2020.

Continua depois da publicidade

Na liderança com 33 pontos, o Avaí pode garantir a primeira colocação e ter o direito de decidir na Ressacada os jogos eliminatórios. Para isso acontecer já na 17ª rodada, o Leão precisa vencer o Brusque, no Vale do Itajaí, e torcer pelo empate entre Figueirense e Chapecoense, que duelam no Orlando Scarpelli.

Assim, o Avaí abriria quatro pontos para o segundo e terceiro colocados, restando apenas três em disputa na última rodada. Deste modo, também estaria definido que Chape e Figueira se enfrentariam em uma das semifinais, reeditando a final do ano passado, quando o Alvinegro foi o campeão em Chapecó.

Caso o jogo entre Figueirense e Chapecoense tenha um vencedor, o Avaí garante pelo menos a segunda colocação com o empate diante do Brusque. Mas se o Leão for derrotado fora de casa, a liderança será perdida para o time que vencer na Capital, pois Figueira e Chape aparecem com 31 pontos, dois a menos que os azurras.

A disputa pela quarta vaga

Marcílio Dias, Criciúma, Brusque e Joinville são os times ainda com chances de classificação. O único que pode se garantir nas semifinais ao término da 17ª rodada é o Marinheiro. O time de Itajaí tem 23 pontos e passa se fase se vencer o Hercílio Luz, desde que o Criciúma não supere o JEC, no Heriberto Hülse, e que o Brusque no máximo empate com o Avaí.

Continua depois da publicidade

Caso a combinação de resultados seja essa, o Marcílio Dias não poderia mais se alcançado pelos concorrentes diretos, mesmo se o Joinville vencer o Criciúma. Isso porque, a diferença entre os times seguiria em três pontos, mas o Marinheiro não poderia mais ser alcançado pelo Tricolor no número de vitórias.

O JEC é o único dos quatro na disputa que não tem chance de G-4 nesta rodada, pois tem 20 pontos e duas vitórias a menos que o Marcílio Dias. Criciúma e Brusque podem dormir na quarta posição. O Tigre precisa bater o Joinville e secar o Marinheiro, enquanto o Quadricolor, além da vitória sobre o Avaí, tem que torcer contra o time de Itajaí e o Carvoeiro.

Ameaçados pelo rebaixamento

A rodada de amanhã também pode definir os dois rebaixados e para isso acontecer a conta a simples. O Metropolitano, que soma 13 pontos e é o primeiro fora da zona de queda, precisa vencer o Tubarão, fora de casa. Com esse resultado, o Peixe já estará garantido na Série B de 2020. Para o Hercílio Luz cair na mesma data, além do triunfo do Metrô, o Leão do Sul não pode vencer o Marcílio Dias, em Itajaí.

Apenas o tropeço do Metropolitano, em Tubarão, deixa a definição dos rebaixados para a última rodada que terá as cinco partidas disputadas às 16h de domingo.

Continua depois da publicidade