O skatista Pedro Barros, 19 anos, conquistou a medalha de prata da modalidade skate park no X-Games Munique na tarde desta quinta-feira, em Munique, na Alemanha. Foi a primeira prata do catarinense nas últimas três edições do maior evento de esportes radicais do Mundo.
Continua depois da publicidade
Antes, em Foz do Iguaçu, no Brasil, e em Barcelona, na Espanha, Barros havia conquistado as medalhas de ouro na modalidade que combina os três estilos de skate: o street, o bowl e o vert.
Desta vez a medalha de ouro ficou com o americano Curren Staples, 17 anos, filho do ex-surfista profissional Ivan Stapples e prata no X-Games de Barcelona, na Espanha. O bronze ficou com outro americano, Ben Hatchel.
Para levar o ouro, o skatista americano fez uma volta completa nos últimos 40 segundos dos 20 minutos da final em formato de jam session. Staples combinou manobras de street, como o flip, na sua linha e conseguiu a pontuação necessária para superar Barros.
Continua depois da publicidade
Depois de ficar em quarto lugar na fase eliminatória, segundo em sua bateria, o catarinense não começou bem a final e errou em algumas voltas. Com o punho direito enfaixado e uma camiseta de protesto, onde escreveu a mão “Cadeia aos Corruptos”, Pedro conseguiu entrar no ritmo da final.
A partir da segunda metade, ele assumiu a liderança após acertar a sua manobra registrada, o Indie 540, na parte mais alta e profunda da pista. Mas Staples vinha tentando as manobras de street no começo da volta desde o início da final.
Mesmo sem a mesma velocidade do brasileiro e sem executar uma manobra aérea de alto grau de dificuldade como o 540, o americano teve a persistência premiada pelos juízes quando completou a última volta.
Continua depois da publicidade
Pós competição
Apesar daquela sensação de que poderia ter vencido, Barros assimilou bem o resultado e foi o primeiro a parabenizar o campeão. Em entrevista para a repórter Vivian Mesquita da ESPN Brasil após a competição, Pedro comentou sua participação no evento e a vitória de Staples:
– É a primeira vez que competi em uma pista montada dentro de um estádio, com essa galera toda. O Curren fez uma última volta de tirar o fôlego, usou as bordas, fez o flip, então foi demais participar desse evento – explicou Barros.
Questionado sobre sua posição política diante das manifestações realizadas no Brasil, o skatista do Rio Tavares explicou o motivo da frase “Cadeia aos Corruptos” escrita na camiseta branca.
Continua depois da publicidade
– Não é uma cadeia de uma semana, duas semanas, um ano ou dois anos, é uma punição verdadeira para aqueles que não fizeram o certo. Essa mudança é importante para o povo brasileiro e é o meu principal foco no momento – disse o catarinense.