O catarinense Murilo Fischer, que defende a equipe Ima/Veneta Cucine, da cidade de Treviso, na Itália, conquistou a medalha de ouro do Campeonato Mundial B de Ciclismo, disputado nas cidades suíças de Aigle e Monthey. Aos 24 anos, completados no dia 16 de junho, Murilo, que representará o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, fez história ao ganhar o primeiro título mundial adulto na história. A competição, reservada para atletas amadores, reuniu 166 competidores de 40 países e terminou no domingo, dia 7.

Continua depois da publicidade

– Foi uma prova maravilhosa, em que tudo deu certo – disse o brasileiro, que completou o percurso de 151,2 quilômetros, em 3h42min43 – Estou extremamente feliz e acho que essa vitória poderá abrir muitas portas para a minha carreira na Europa.

Vencedor da 9 de Julho de 2000 e representante brasileiro na prova de estrada da Olimpíada de Sydney, Fischer mora na Itália desde fevereiro de 2002, quando deixou a Caloi. Ele fez uma corrida conservadora e deixou para brigar pela vitória no final.

O iugoslavo Ivan Stevic terminou com a medalha de prata, com o tempo de 3h42min44, seguido do irlandês David McCann, bronze, com 3h42min45. A quarta edição do Campeonato Mundial foi disputada em duas cidades próximas, muito acostumadas com o esporte.

Em Aigle, por exemplo, fica a sede da União Ciclística Internacional (UCI), a entidade que regulamenta a modalidade em todo o mundo.

Continua depois da publicidade

Além de Murilo Fischer, o Brasil contou ainda com Márcio May (21º colocado, 3h47min24) e Maurício Morandi (31º, com 3h50min56). André Grizante, Alex Arseno e Patrique Azevedo também competiram, mas abandonaram a prova.