O catarinense Pedro Norberto, de Balneário Camboriú, ficou a meio ponto de conquistar a vitória na Sorriso Surf Cup, evento disputado em formado inédito, que encerrou o calendário brasileiro profissional. A competição teve término neste domingo, dia 21, na Praia do Tombo, em Guarujá (SP).

Continua depois da publicidade

O grande campeão foi Raoni Monteiro, de Saquarema (RJ). Ele é o mais novo integrante do World Championship Tour (WCT) 2004, competição de elite do surfe mundial.

Além de superar Pedro Norberto na final, Raoni passou pelo guarujaense Adriano de Souza, o Mineirinho, e o baiano radicado em Guarujá, Jojó de Olivença.

Pedro Norberto, 22 anos, foi considerado uma das surpresas da competição. Sempre muito constante nas suas manobras, o surfista de Balneário Camboriú foi o melhor nas quartas-de-final e liderou boa parte da última bateria.

Faltando seis minutos para o término, Raoni tirou uma nota 7,5 e passou na frente de Pedro por apenas 0,15 ponto.

Continua depois da publicidade

– Foi um dos principais resultados na minha carreira. Agora é erguer a cabeça e brigar por outros pódios – disse.

Quarenta e oito surfistas convidados disputaram a competição, que distribuiu um total de R$ 35 mil, sendo R$ 12 mil para o vencedor.

Todos os participantes se enfrentaram em quatro fases iniciais e os 16 melhores (somando todos as rodadas) avançaram às quartas-de-final. Nesse tipo de campeonato, os atletas não se enfrentavam somente na sua bateria, mas contra todos.

Nas quartas e nas semifinais, o sistema utilizado foi o mesmo, com os atletas surfando em duas fases, para que as melhores somatórias avançassem.

Continua depois da publicidade

Vários nomes de ponta do surfe nacional participaram do evento e, inclusive, alguns veteranos como Picuruta Salazar, de 43 anos.