A posse da ministra Sônia Guajajara, à frente do recém criado Ministério dos Povos Originários, ocorre na tarde desta quarta-feira (11), no Palácio do Planalto, em Brasília. A solenidade estava marcada para segunda-feira, mas foi transferida devida aos atos golpistas de domingo na capital federal.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Quem é Kerexu Yxapyry, liderança indígena do Morro dos Cavalos, em Palhoça

Na ocasião, será anunciado o nome da Indígena Guarani Kerexu Yxapyry, liderança no Morro dos Cavalos, em Palhoça. Ela vai assumir a secretaria de direito ambiental e territorial indígena. A reportagem do DC conversou com Kerexu.

— Inicialmente, vou trabalhar em Brasília para estruturar o ministério propriamente dito. Mas depois poderemos fazer o trabalho híbrido – explicou.

Continua depois da publicidade

Confira a reportagem especial OriginárioSC, que mostra as comunidades indígenas de SC

De acordo com Kerexu, o ministério dos Povos Originários veio com o objetivo de atender todos os biomas. Sua intenção é trazer a Mata Atlântica, a quem defende e representa, para esse palco como protagonismo de resistência.

— De imediato, trago a proposta de criação de uma secretaria dos povos indígenas em Santa Catarina. Quero muito estar fortalecida com a minha base de lideranças dos povos indígenas e também das lideranças políticas no Estado, Acredito muito que isso seja possível, pois hoje já temos um caminho aberto dentro do legislativo e também no executivo — explicou.

Conforme Kerexu, na secretaria de direitos ambiental e territorial indígena as estratégias estão definidas em dois departamentos: um irá cuidar das demarcações de terras e proteção ambiental e territorial, enquanto outro foca nos indígenas isolados e ou de recente contato.

Além de Sônia Guajajara, também tomará posse na mesma cerimônia Anielle Franco como ministra da Igualdade Racial. O presidente Lula está sendo aguardado.

Continua depois da publicidade

Leia também

Portaria no apagar das luzes do governo Moisés suspende novos repasses do Plano Mil

Governador de SC aciona secretaria para acompanhar presos por golpismo em Brasília