Natural da cidade de São Francisco do Sul, o catarinense Jean da Silva teve confirmada a sua participação na equipe sul-americana que disputará o Billabong World Júnior (até 20 anos), que acontece em North Narrabeen, New South Wales, na Austrália, entre os dias 1º e 8 de janeiro.
Continua depois da publicidade
Jean ficou com uma das seis vagas na equipe por ser o melhor júnior sul-americano no ranking desta temporada do World Qualifying Series (WQS), a divisão de acesso à elite do surfe, o World Championship Tour (WCT).
O catarinense ocupa o 100º lugar no ranking após a etapa de Haleiwa, no Havaí. Este ano, seus grandes resultados foram o quarto lugar no Pro Júnior do US Open, em Huntington Beach (EUA), vencido por Adriano de Souza, o Mineirinho, e a vitória no Pro Júnior de Lacanau, na França. Na etapa inicial do Billabong Pro Júnior deste ano, na praia da Joaquina, em Florianópolis, Jean foi o quinto colocado.
Mineirinho é o outro brasileiro que está garantido na disputa da final australiana do Billabong World Júnior. Ele ganhou um wild card (convite) pelo fato de ser o atual campeão do evento australiano.
As outras cinco vagas à equipe sul-americana serão definidas na segunda e última etapa do Billabong Pro Junior, que começa nesta sexta, dia 26, na Praia de Camburi, em São Sebastião, no litoral norte paulista.
Continua depois da publicidade
Os melhores em Camburi dividirão uma premiação de US$ 5 mil, sendo US$ 1,8 mil para o vencedor. O campeão do ranking Pro Junior ganha uma passagem aérea para a Austrália. Os demais competidores terão de arcar com essa despesa.