O catarinense Zion Bethonico, de 17 anos, fez história após conquistar, neste sábado (20), uma medalha inédita para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude de 2024, que aconteceu em Gangwon, na Coreia do Sul.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Campeonato Catarinense 2024: tabela, times e onde assistir aos jogos
Segundo informações da Agência Brasil, o atleta natural de Florianópolis terminou em 3º na prova de snowboard cross e garantiu a primeira medalha do País na história da competição, sejam adultas ou para jovens.
Continua depois da publicidade
— Finalmente, uma medalha da qual eu posso me orgulhar. O plano é continuar com foco, seguir competindo forte e agora pegar um ouro nos Jogos Olímpicos adultos — disse Zion, em declaração dada ao site do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Na primeira fase da competição, o brasileiro realizou cinco descidas. Ao fim da etapa classificatória, ele tinha a quinta melhor somatória de pontos. Na fase seguinte, ele desceu ao lado de outros três competidores, terminando em segundo e avançando à final. Na decisão, ficou atrás apenas do francês Jonas Chollet (ouro) e do canadense Anthony Shelly (prata).
Dedicatória ao irmão
Zion dedicou o resultado ao irmão, Noah, que esteve ao lado dele durante a competição e inclusive participou dos Jogos de Inverno da Juventude de Lausanne, em 2020, também no snowboard cross.
Continua depois da publicidade
— Durante a competição, depois de todas as minhas descidas, ele subiu comigo na gôndola fazendo uma revisão do percurso, procurando me ajudar a melhorar a cada nova bateria. Essa medalha é para ele que é quem sempre esteve mais próximo — afirmou Zion.