Felipe Costa foi o melhor brasileiro no 30º Campeonato Mundial de 100km, realizado no último sábado em Sveti Martin na Muri, na Croácia. Catarinense de Tubarão, no Sul do Estado, o atleta superou o percurso com o tempo de 7h19m11s. No geral, ele ficou na 31ª colocação entre os homens e contribuiu para que o Brasil terminasse na 14ª colocação por equipes entre os 41 países participantes. O corredor está satisfeito com o resultado.
Continua depois da publicidade
— Viemos preparados para um percurso plano e fomos surpreendidos pelas subidas e descidas além do forte calor e clima seco. Sem dúvidas o psicológico se comportou muito bem e consegui traçar um plano B, usando minha experiência em diferentes provas, para conseguir me manter constante e concentrado pela prova toda e mantendo um ritmo muito bom. Estou feliz demais pelo grande resultado — descreveu Costa.
O vencedor entre os homens foi o japonês Hideaki Yamauchi, que percorreu um volta de 2,5km e outras 13 de 7,5km em 6h28m05s. Na prova feminina a vencedora foi a croata Nikolina Sustic, que venceu com 7h20m34s. A melhor brasileira foi Luiza Tobar, de Campinas (SP), com o tempo de 8h23m20s que rendeu a ela o 29º geral.
Felipe Costa, de 29 anos, foi um dos 17 atletas que formaram a equipe brasileira. De Tubarão, no Sul de Santa Catarina, ele tem perseguido resultados expressivos. Há dois anos, na mesma competição, realizada na Espanha, foi o terceiro melhor brasileiro. Em abril ele foi o terceiro colocado geral na ultramaratona Volta do Lago, em Brasília.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias sobre o esporte em Santa Catarina