A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil tem um novo presidente. Catarinense, dom Jaime Spengler estará à frente da CNBB entre este ano e 2027. A eleição ocorreu nesta segunda-feira (24).
Continua depois da publicidade
— Com humildade, simplicidade, temor e tremor, mas sobretudo na fé, em espírito de comunhão e colaboração, sim — disse o religioso ao aceitar a função.
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
Arcebispo de Porto Alegre (RS), dom era o primeiro vice-presidente da Conferência. A votação foi em terceiro escrutínio, o qual pede maioria simples dos votos. O anúncio foi feito no início da sessão reservada, no período da tarde. Dom Jaime será o 14º presidente da CNBB.
Catarinense, o religioso nasceu em Gaspar, no Vale do Itajaí, em 1960. Foi ordenado sacerdote em 1990, na cidade natal. Fez doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma, e atuou dentro da Ordem dos Frades Menores em diversas missões e cidades do país até 2010, quando foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre.
Continua depois da publicidade
Dom Jaime é arcebispo metropolitano de Porto Alegre desde 2013, quando foi nomeado pelo Papa Francisco. No quadriênio de 2011 a 2015, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenado e a Vida Consagrada da CNBB. Em 2015, foi eleito presidente desta comissão.
Em 2019, foi eleito primeiro vice-presidente da CNBB. Também é o bispo referencial da CNBB para o Colégio Pio Brasileiro, em Roma. Exerce ainda as funções de vice-presidente da Comissão Especial para o Acordo Brasil-Santa Sé da CNBB e bispo referencial CNBB – Regional Sul 3 para Vida Consagrada e Ministérios Ordenados.
Leia mais
Por que a prefeitura de Blumenau quer comprar 11 salas num edifício da região central