O ciclista catarinense Nataniel Giacomozzi está pronto para encarar seu principal desafio nesta temporada: o Campeonato Panamericano de Downhill. A disputa será neste sábado e domingo, em Tafí Del Valle, na província de Tucumán, na Argentina. Há muito tempo o atleta se prepara com o objetivo de terminar no pódio da categoria Elite.
Continua depois da publicidade
Nata, como é conhecido, participou de provas no exterior para melhorar seu rendimento físico e técnico. Todo seu esforço vem rendendo bons resultados, atualmente ele é o segundo colocado no Ranking Nacional e é apontado como um dos principais competidores da modalidade no país.
“Estou me dedicando ao máximo para crescer, meu desempenho nas competições mostra uma boa evolução, me sinto satisfeito com o que venho alcançando. O nível do Panamericano é altíssimo, mas acredito no meu potencial, acho que posso terminar entre os primeiros”, afirma o piloto que em 2007 foi vice-campeão do evento.
Nata viajou ao país vizinho já na última semana com a intenção de conhecer a pista e realizar alguns treinos. Segundo ele, o traçado em campo aberto não é dos mais difíceis. O que mais lhe preocupa no momento é a elevada altitude, 2.800 metros contra os 150 que estava habituado no Brasil. O ar rarefeito promete ser um grande adversário.
“Tive a oportunidade de treinar no local e pude perceber como o cansaço é bem maior, mas estou me adaptando rápido. A pista inicia em um terreno plano, com várias curvas e retomada de pedal. Depois vem a descida com muitas pedras e no final um grande salto sobre uma estrada. Não é muito diferente do que estou acostumado a enfrentar, me sinto confiante”, explica.
Continua depois da publicidade
Nataniel nasceu e mora em Ibirama, Santa Catarina. Desde pequeno preferiu as duas rodas da bicicleta à bola de futebol e passou a desenvolver as habilidades. Primeiro, foi com o ciclismo e depois, já com 16 anos, passou a praticar o downhill. Em 2000 o atleta foi campeão nacional e em 2002, passou para a categoria Elite, onde permanece até hoje representando o Brasil em diversos países.