O consumidor de Santa Catarina pretende gastar um valor 20% mais alto com os presentes de Dia das Crianças neste ano em comparação a 2021. A média dos gastos deve ser de R$ 236,16, segundo a pesquisa da Fecomércio SC, divulgada nesta quarta-feira (5).
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Na data, que é considerada a terceira melhor para o varejo – atrás do Natal e Dia das Mães -, os dados apontam que, em Santa Catarina, 79,6% das pessoas entrevistadas devem comprar os produtos à vista.
Segundo a Fecomércio, a diminuição do pagamento a prazo pode estar relacionada ao maior endividamento das famílias catarinenses, que atingiu 52,% em agosto de 2022, conforme dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (PEIC) feita pela entidade.
Sobre a preferência quanto aos produtos, maior parte dos consumidores deve comprar brinquedos (47,1%), seguido por itens de vestuário (27,6%) e calçados (7,5%).
Continua depois da publicidade
Dia das Crianças: presentes para o momento atual e para o futuro
A pesquisa apontou ainda que em 2022, mais pessoas devem comprar os presentes pela internet. O número passou de 12,1% para 13,0% neste ano. Apesar desse aumento, 61,9% dos entrevistados afirmam que devem buscar o comércio de rua, seguida dos shoppings (20,3%).
Outro dado apresentado pela pesquisa é que 44,20% dos entrevistados não pretendem fazer nenhum tipo de passeio. Por outro lado, houve um aumento do interesse dos entrevistados em almoçar ou jantar na casa de familiares (9,5%) e almoçar ou jantar em um restaurante (3,7%).
Leia também
Homem entra em lojas segurando cobra, assusta clientes e acaba preso em Jaraguá do Sul