Neste sábado (26), a catarinense Sahra Stamm, natural de Blumenau, participa da final do Festival Internacional de Língua e Cultura (IFLC), evento que tem como objetivo celebrar a diversidade de idiomas, mostrando talentos de várias nações. Em fevereiro deste ano, a cantora, de apenas 15 anos, foi escolhida para representar o Brasil na categoria Colors of Voices, que terá a participação de jovens de 24 países. Se atingir a melhor média de votação, além do título de vencedora, Sahra vai ganhar um prêmio de mil dólares.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp; entre no grupo do Santa

Na final, Sahra vai mostrar a cultura do Brasil por meio da música Velha Roupa Colorida, de Belchior, conhecida na voz da cantora Elis Regina. O vídeo foi gravado em casa, com a ajuda de amigos e familiares, e enviado há alguns meses.

– Neste ano, o festival recebeu 1,350 inscrições, que vieram de artistas de vários cantos do mundo – conta Sahra. – A vitória será bem-vinda, mas estar entre os 24 finalistas já me deixa muito feliz.

A primeira edição do IFLC foi realizada há 18 anos. Desde então, cerca de dois mil jovens de 160 países já participaram do festival. Por conta das restrições da pandemia, neste ano o evento precisou ser remodelado: as apresentações foram gravadas pelos participantes e enviadas com antecedência. As performances serão exibidas neste sábado, a partir das 15h (horário de Brasília), quando pessoas de todo o mundo poderão assistir e votar na melhor apresentação.

Continua depois da publicidade

> Luca: veja 6 curiosidades sobre o novo filme da Pixar no Disney+

A transmissão será realizada pelo site oficial do evento, e o público poderá votar por meio de um QR Code que aparecerá na tela, ou de um link disponível na legenda do vídeo. A votação ficará disponível durante dez horas. A avaliação do júri vai responder por 70% da nota, enquanto a votação da audiência será responsável pelos 30% restantes.

– Estamos mobilizando toda a família, amigos e conhecidos para prestigiar as apresentações e ajudar na votação – diz a mãe da estudante, Elizabeth Cristina Stamm. – Vencer este festival será um passo muito importante para a carreira da Sahra.

> Põe na Lista: entrevista com Ivan Mizanzuk, criador de O Caso Evandro

Sahra, que mora em Barra Velha, estuda canto na escola de música Pró-Arte, em Itajaí, onde tem uma bolsa de estudos da instituição. O professor César Oliveira, que ensina técnica vocal, comenta que a aluna tem “uma percepção musical famtástica”.

– Mesmo não sendo fluente, ela tem facilidade para cantar em outros idiomas, e, além disso, é versátil em relação aos estilos musicais – ele diz. – O fator emocional também está a favor dela. A Sahra é uma menina muito equilibrada, o que ajuda muito durante a participação em um grande concurso musical.

Continua depois da publicidade

> Seis filmes para entender Loki, série da Marvel que estreia no Disney+