Em 2011, com 65 anos, o imbitubense Gabriel Garcia correu os 42 quilômetros da World Masters Athletics de Sacramento, nos EUA, e chegou em primeiro lugar.
Continua depois da publicidade
Agora, com 67 anos, o vovô das corridas quer repetir o feito na XX World Masters Athletics, que ocorre até o dia 27 de outubro em Porto Alegre, e juntar mais um ouro à sua coleção, que já conta com 863 medalhas.
Tantos prêmios são resultado de 30 anos competindo. A primeira maratona foi em 1983, incentivada por um coronel do exército carioca, onde ele servia, que acreditava que Gabriel Garcia tinha mais talento para percorrer longas distâncias do que para o futebol. A arte foi aperfeiçoada pelos anos correndo diariamente os 10km que separavam o trabalho em uma repartição pública e sua casa em Imbituba.
A experiência em todos esses anos deixa Gabriel com poucos concorrentes em suas categoria. De acordo com o treinador Paulo Ricardo Sant’Anna, o atleta disputa com uma ou até duas categorias abaixo da dele.
– Em uma competição em Blumenau, tinha um atleta de uma categoria abaixo a 1km de distância, e a 2km do fim da corrida. Ele olhou para trás sorrindo, achando que tinha ganho, mas faltando 500 metros o Gabril o ultrapassou e ainda deu uma olhadinha para trás – conta brincando o técnico.
Continua depois da publicidade
Na maratona que o fez campeão mundial dos 65 aos 75 anos, Gabriel Garcia fez uma média de 15km/h, terminando o percurso em 2h58min. Essa marca quebrou o recorde da categoria e é uma meta que o próprio maratonista pretende bater este ano em Porto Alegre
Para se preparar, Gabriel disputou a corrida Cross Crountry, no dia da abertura, só para “aquecer”. Os oito quilômetros já renderam uma medalha de prata ao maratonista, também na Califórnia, apesar de esta prova não ser sua especialidade, e outra no Mundial deste ano, na classificação de equipes, ao lado do mineiro Iodece Rocha e do gaúcho Lutero Araújo.
Entre os seis treinos semanais para as competições, o aposentado e avô de cinco crianças ainda encontra tempo para mais um hobby: ser letrista. Gabriel compôs três hinos municipais (das cidades de Imbituba, São Domingos e Xanxerê) e enredos da escola de samba.
World Masters Athletics
A World Masters Athletics é voltada para atletas masters (acima de 35 anos) e acontece em um país diferente a cada dois anos, desde 1975. A última competição foi em Sacramento, nos EUA. Este ano, a XX World Masters Athletics será em Porto Alegre até o próximo dia 27 de outubro. São 27 modalidades, em 14 categorias, disputadas nos 12 dias de evento. Dentre elas, as principais são a maratona de 8 km Cross Country, primeira prova do WMA, e a maratona de 42 km que fecha as duas semanas. Este ano, 4.158 atletas se inscreveram no evento.
Continua depois da publicidade